Mera possibilidade mas, convenhamos, com largas chances de acontecer. A União Desportiva de Songo está com três pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Ferroviário de Maputo, quando há ainda 12 pontos em disputa até ao término do Moçambola.
Esta quarta-feira pode cheirar a título se a equipa de Nacir Armando vencer na visita à Liga Desportiva no acerto do calendário.
O jogo está inserido na vigésima terceira jornada e acontece no melhor momento dos "Hidroeléctricos".
Os campeões nacionais assaltaram a liderança pela primeira vez durante a presente época muito recentemente, também em acerto de calendário e foi diante do seu mais directo concorrente, o Ferroviário de Maputo.
Em 25 jogos realizados, a UDS venceu 16, perdeu apenas quatro e empatou cinco.
Os campeões nacionais são a segunda equipa mais concretizadora atrás apenas do Ferroviário de Nampula. Mário Sinamunda e companhia marcaram, conjuntamente, 34 golos e permitiram que a sua baliza fosse violada por 21 ocasiões.
Ainda assim, a UDS e a Liga empataram na primeira volta a um golo. Naquele jogo, Neymar marcou para os "muçulmanos" sendo que Hélder Pelembe foi o autor do golo dos Hidroelétricos.
Também com possibilidade de chegar ao título, apesar do discurso assumido desde o início da época, a Liga Desportiva venceu treze dos vinte e cinco jogos realizados e perdeu por sete ocasiões.
O mais recente resultado foi um triunfo diante do Clube do Chibuto por duas bolas a zero. A formação de Akil Marcelino ainda pode se "gabar" pelo facto de alinhar o melhor marcador do Moçambola, o experiente e, para já, letal avançado Telinho que soma oito golos.
Entretanto, na última época a UDS venceu os dois jogos que efectuou diante da Liga, tendo ganho por duas bolas a uma e uma bola a zero na primeira e segunda voltas respectivamente.
Não menos importante para esta época, é a possibilidade da UDS superar o seu registo da época passada quando foi campeão com 64 pontos.
Para o Songo, ainda há 15 pontos por disputar ou seja, em caso de vitória em todos os jogos, os campeões nacionais podem terminar a época com o melhor registo da sua histórica. Seriam 68 pontos!
A Liga Desportiva por sua vez, já igualou o seu registo da última época quando terminou o Moçambola na sexta posição e com 44 pontos.
Em 2017 a liga venceu apenas doze jogos, empatou oito e perdeu dez. A estes números juntam-se os quarenta golos e trinta sofridos mas nada que impedisse o sexto lugar atrás, a UDS, Costa do Sol, Ferroviário de Nacala, Ferroviário da Beira e Desportivo de Nacala.
O jogo desta quarta-feira entre a Liga Desportiva de Maputo e União Desportiva de Songo terá transmissão em directo na STV Notícias.