Às 17h de hoje, terá lugar, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a apresentação do livro Carla – uma história de paixão e dor, da autoria de Negro. A sessão de apresentação do livro, que sai sob a chancela da Editora Kulera, contará com a apresentação de Sérgio Raimundo, contextualização de Benilde Matsinhe e performances musicais de Rage e Onésia Muholove.
Conforme adianta uma nota de imprensa sobre o evento, Carla é uma novela baseada em factos reais, cuja trama gira a volta da personagem que da o título ao livro. Assim, Carla é uma personagem que se apaixona cegamente por um homem que acreditava ser perfeito, mas que, entretanto, acaba demostrando ser o contrário do que ela esperava, levando-a, ao longo da relação, para uma situação de humilhação, destruição e violência psicológica.
Numa analise literária sobre o livro, o jornalista e ensaísta José dos Remédios considerou que “Quem souber ler o livro, vai encontrar em Carla uma personagem sem rosto ou com um rosto imperceptível, mesmo a condizer com a capa. Pouco importa… Pois, seja qual for o cenário, a protagonista da história é apresentada à laia de uma personificação exacta e exaustiva. Portanto, no plano real, Carla não é ninguém, todavia, paradoxalmente, é toda mulher vítima de escolhas incoerentes.
Negro é o pseudônimo de Raimundo J. R. Manuel. Nasceu em Nampula, a 28 de Agosto de 1988. É poeta, declamador e contador de histórias. Já fez teatro e hoje se vê envolvido na literatura. Actualmente exerce as funções de Assistente de Comunicação e Copywriter.