O País – A verdade como notícia

Música Para Todos capacita jovens para geração de renda em Pemba

Na semana passada, entre os dias 22 e 24, 10 jovens, na Província de Cabo Delgado, provenientes da Cidade de Pemba, e dos centros de reassentamento de deslocados de Saul, Tratara e Ngalane, no Distrito de Metuge, tiveram a oportunidade de participar numa capacitação em empreendedorismo e geração de renda, no Centro Yopipila.

A capacitação teve como principal objectivo oferecer conhecimentos e ferramentas que aos beneficiários, de modo que possam desenvolver os seus próprios negócios.

Segundo uma nota de imprensa sobre o evento, a capacitação faz parte da actividade de mentoria em negócios, no quadro do Música Para Todos “Eco´band “, que é uma iniciativa inovadora e pioneira que conecta abordagens ecológicas e criativas na construção de instrumentos musicais sustentáveis.

No final da capacitação, os participantes beneficiaram-se de kits completos para pedreiros, carpinteiros, serralheiros, costureira e electricistas, para iniciarem os seus negócios e garantirem o auto sustento de acordo com a natureza de trabalho de cada um.
A capacitação foi ministrado por facilitadores da Fundação Azul, no quadro das sinergias com as Fundações MUSIARTE e Hakuna Matata.
Alguns dos participantes são residentes nos centros de deslocados e, devido aos ataques vividos nas suas zonas, perderam as suas ferramentas de trabalho. A capacitação serve também de esperança para as suas vidas.

Assia Serafim, uma das beneficiárias do treinamento, é residente no Centro de Deslocados Internos de Saul. Devido aos ataques protagonizados na sua zona de origem, viu-se obrigada a abandonar a sua casa e o seu negócio, neste caso, a sua máquina de costurar. Com a capacitação, teve a oportunidade de se beneficiar de uma máquina de coser e reiniciar o seu negócio. “Estou muito feliz por voltar a ter uma máquina. Com esta minha máquina, vou poder voltar a cozer os vestidos para poder vender”.

O projecto Música Para Todos está inserido no Procultura e é financiado pela União Europeia e co-financiado e gerido pelo Camões IP e as embaixadas da Irlanda e Suíça.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos