A Procuradoria Provincial de Cabo Delgado está a investigar os gestores do município de Pemba, capital de Cabo Delgado, por suspeita de corrupção no concurso público de contratação de empreiteiro para a construção da estrada ANE-Chuiba.
“Recebemos uma denúncia anónima e estamos a investigar, para ver se não existem infracções de natureza criminal, como é o caso de corrupção, porque entendemos que, havendo irregularidades como as que foram relatadas na denúncia, é possível que tenha ocorrido, também, o crime de corrupção como quaisquer outros crimes”, revelou Gilroy Fazenda, porta-voz da Procuradoria Provincial de Cabo Delgado.
Entretanto, enquanto decorrem investigações, com base na denúncia, a Procuradoria abriu um processo administrativo devido à gravidade de irregularidades arroladas no documento.
”Neste momento, decorre um processo em fase de instrução contra os gestores do município para efeitos de responsabilização financeira, por entendermos que houve infracções de natureza financeira”, confirmou Gilroy Fazenda.
Além da estrada ANE-Chuiba, a procuradoria está a investigar outros casos relacionados com crimes de corrupção no município de Pemba, onde o respectivo edil não se mostrou disponível a reagir sobre o processo administrativo aberto contra os gestores municipais.