A selecção nacional de futebol de praia conquistou o torneio regional da Cosafa, este domingo, depois de vencer a Tanzânia por 3-1, no Beach Soccer Arena, em Durban, na África do Sul.
Uma conquista que mereceu a atenção do Chefe do Estado, que felicitou os “heróis dos pés descalços”, através de uma mensagem.
Filipe Nyusi diz que o troféu “nos orgulha como país”, ainda mais por vir de uma selecção que ostenta o título de vice-campeã africana, alcançado no Senegal, em Maio passado, “fruto do cometimento destes jovens aguerridos, que mostraram em campo a sua veia de vencedores”.
Nyusi acrescenta ainda que “a conquista da Taça Cosafa é mais uma vitória que nos orgulha como moçambicanos e nos enche de coragem para enfrentar os desafios que enfrentamos no nosso dia-a-dia como nação, em todos os campos que nos possam tornar num país que segue em frente rumo aos seus sonhos”.
Para o Presidente da República, este feito alcançado pela selecção de futebol de praia na sua primeira participação no torneio Cosafa “é um sinal claro da grandeza do nosso país nesta modalidade”, o que enche os moçambicanos de ânimo e audácia para a preparação do Campeonato Africano da modalidade que terá lugar próximo ano na vila turística de Vilankulo, província de Inhambane.
“Esta vitória demonstra que somente unidos e focados nos nossos objectivos, sem olhar para as adversidades ou diferenças, é que podemos destacar-nos no mundo, dando o melhor de nós em prol de um Moçambique que é de todos nós, e do qual todos temos um papel a desempenhar”, reitera a mensagem de felicitação do Presidente da República à selecção nacional de futebol de praia.
A mensagem termina com uma palavra de apreço aos jogadores, equipa técnica, dirigentes e todos aqueles que fizeram com que este título fosse uma realidade. “A vós vai a nossa vénia e reconhecimento. Parabéns campeões”, termina a mensagem.
Recordar que os “heróis dos pés descalços” chegaram esta segunda-feira ao país, vindo de Durban, e foram recebidos pelo secretário de Estado do Desporto, que enalteceu o empenho, dedicação e comprometimento dos jogadores em levantar bem alto a bandeira moçambicana.