O Conselho Municipal de Chimoio aplicou 100 milhões de Meticais de receitas próprias na compra de 20 novos camiões para a recolha de lixo e manutenção de vias de acesso.
O Conselho Municipal de Chimoio disponibilizou 20 novos camiões, que foram recebidos com cânticos e danças pelos munícipes.
A edilidade reforça, assim, a sua frota, com o objectivo de melhorar o sistema de recolha de lixo, que tem sido um dos grandes desafios de boa parte das autarquias do país.
“Trabalhamos para a cidade de Chimoio, para podermos ter a nossa cidade boa, não só no centro dela, mas um pouco por todo o lado. A compra dos camiões é com base nisso. Fortificamos a nossa empresa para sermos aquilo que nós queremos ser – uma referência nacional e regional a nível da África, no que diz respeito a trabalhar e trabalhar cada vez mais para os nossos munícipes”, disse João Ferreira, edil de Chimoio.
Ferreira explica que os fundos usados para a compra dos camiões basculantes são da edilidade.
“É com base no investimento e nas receitas públicas próprias que estamos a conseguir comprar este equipamento. Às vezes, dizem que algum país está a apoiar-nos… não; O que nós fazemos é poupar. Nós não gastamos dinheiro em coisas supérfluas. Ando no mesmo carro em que andava no início do mandato. Então, nós não precisamos de carros para nós, precisamos de camiões para poder trabalhar, precisamos de máquinas para poder trabalhar para os nossos munícipes. Nós jurámos servir e vamos trabalhar para isso”, acrescentou João Ferreira.
Antes da aquisição destes camiões, a autarquia de Chimoio recorria ao aluguer de viaturas para recolher lixo.
O edil João Ferreira disse que os meios vão ajudar o Conselho autárquico a ser muito mais eficiente na gestão dos resíduos sólidos e outros serviços.
No dia 16 de Dezembro de 2021, Ferreira adquiriu um total de onze camiões modernos que custaram pouco mais de dois milhões de dólares norte-americanos ao Conselho Municipal de Chimoio.