Cidadãos ouvidos pelo “O País”, no âmbito da comunicação à Nação que o Presidente da República fará hoje às 20h, defendem que Filipe Nyusi deve apertar ainda mais as restrições para conter a propagação da COVID-19 no país.
O mês de Julho começou em alerta de risco no país e a preocupação por conta do aumento de casos chega de todos os lados.
“Apertar mais o cerco, posso dizer assim. Porque há pessoas que não usam ou usam incorrectamente as máscaras. Estão por aí a vender bebidas alcoólicas de qualquer maneira; ele tem de apertar mais o cerco”, afirmou Elias Muriano.
Nesta terceira vaga, cujos efeitos não têm precedentes, algumas escolas relatam casos de infecção pelo vírus. Com isso, alguns munícipes apelam para a suspensão de aulas presenciais.
“Já que os casos aumentam nas escolas, devem ser encerradas para se evitar a contaminação massiva de alunos, professores e outros agentes”, defendeu Juvêncio Joaquim, cuja ideia foi secundada por um outro cidadão, Lélio Maricoa: “as escolas devem fechar por completo”.
Ademais, os cidadãos são unânimes em afirmar que deve haver rigorosidade na fiscalização das medidas e punição daqueles que as violam.
“Podia-se activar a polícia e, se as violações continuarem, devem-se activar os militares também”, apontou Juvêncio Joaquim.
O país está sob efeito da terceira vaga da COVID-19, influenciada pela variante Delta, considerada mais infecciosa e mortífera e, como exemplo disso, os casos têm aumentado drasticamente. Hoje, o Chefe de Estado poderá agravar as medidas restritivas.