A chuva que caiu nas primeiras horas desta sexta-feira, na Província de Maputo, destapou velhos problemas. No Município da Matola, algumas famílias voltam a ficar desesperadas. Os munícipes dizem não ver o porquê de pagarem impostos e taxas.
Um dos munícipes da Matola diz que o seu quintal ficou todo alagado, podendo-se apenas andar de botas.
“Choveu tanto que veio uma corrente de outra rua e puxou toda a água para aqui. Estamos assim mesmo, com água aqui dentro do quintal. Para entrar, temos que saltar o muro e pisar na água. A minha sorte é que tenho botas.”
Perante a situação, Barrama, munícipe da Matola, levanta vários questionamentos.
“É uma pequena chuva. Imagina se chovesse durante 15 dias? Nadaríamos tipo peixes. É preciso que a estrutura municipal ou central veja o que pode ser feito, construa valas de drenagem para ver se drena esta água. Nós pagamos impostos todos os dias. Quando tratamos quaisquer documentos, são-nos cobrados impostos, pagamos IVA e não estamos a ver porque é que pagamos tudo isso.”
As ruas também foram tomadas pela água. A situação põe em causa a mobilidade das pessoas e de veículos e piora a situação dos que recorrem à cadeira de rodas para se deslocar.
Por falta de alternativa, há quem se descalça e caminha na água.
A época chuvosa continua a vigorar no país e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva poderá continuar nos próximos dias.