Moçambique participa, de 30 de Abril a 14 de Maio, em Tashkent, no Uzbequistão, no Campeonato do Mundo de Boxe masculino. O país será representado por cinco pugilistas, sendo que neste momento dez estão a trabalhar com o seleccionador nacional, Lucas Sinóia.
Pela primeira vez na história da nobre arte, Moçambique procura conquistar medalhas num Campeonato do Mundo de Boxe masculino.
São, no total, dez pugilistas que nesta altura lutam por cinco vagas na selecção nacional de boxe orientada por Lucas Sinóia, que pretende se apresentar a um bom nível na Arena Humo, em Tashkent, no Uzbequistão.
Ainda que sejam provas de dimensões completamente diferentes, a prestação dos pugilistas moçambicanos na última edição do Campeonato Africano de Boxe de Elite, em Maputo, em que três deles conquistaram medalhas, abre boas perspectivas para os atletas fazerem um bom papel no certame.
Os pugilistas seleccionados devem deixar o país no próximo domingo, 15 de Abril, com vista a efectuar um estágio no qual o seleccionador nacional vai avaliar o nível competitivo dos atletas.
O evento vai movimentar cerca de 604 pugilistas de todo o mundo que irão disputar as 13 categorias de peso masculino.
O prémio global da competição é de USD 5,2 milhões, correspondente a 316 milhões de Meticais ao câmbio do dia. A organização disponibiliza ainda USD 200 000, cerca de 12,6 milhões de Meticais, aos grandes vencedores da prova.
Para o vice-campeão, o prémio é de USD 100,00, correspondente a 6,3 milhões de Meticais. Por último, o 3º classificado encaixará o valor de USD 50 000, cerca de 3,1 milhões de Meticais convertidos ao câmbio do dia.
As inscrições para o Campeonato do Mundo de boxe masculino foram prorrogadas até à próxima sexta-feira, dia 14 de Abril.
“É um sinal positivo e um testemunho do rápido desenvolvimento do nosso desporto em todo o mundo. É importante que vários países estejam a enviar os seus pugilistas para o Uzbequistão”, disse o presidente da IBA, Umar Kremlev.
O sítio do Mundial de Boxe masculino destaca que sete campeões mundiais já confirmaram a presença no certame, nomeadamente Sofiane Oumiha (França), Tomoya Tsuboi e Sewonrets Okazawa (Japão), Loren Alfonso (Azerbaijão), Saken Bibossinov (Cazaquistão), Yoenlis Hernandez Martinez e Julio La Cruz (Cuba).
“Reitero que o principal objectivo da IBA é criar oportunidades para todos os nossos pugilistas, para que possam actuar e mostrar o seu melhor a nível internacional.
A IBA está a fazer isso com sucesso hoje, dando um exemplo de como uma Federação Internacional deve tratar os seus atletas. Estamos ansiosos para realizar um evento inesquecível em Tashkent em estreita cooperação com a Federação de Boxe do Uzbequistão”, assegurou Umar Kremlev.
Os primeiros combates estão agendados para o dia 1 de Maio, sendo que as finais se realizam nos dias 13 e 14 do mesmo mês.