No pote 1, e como cabeça-de-série na qualidade de quarto classificado da edição 2017, em Bamako, Mali, já se sabia que Moçambique evitava a Nigéria, campeã em título; Senegal, vice-campeão; e Mali, terceiro classificado.
Rolaram as bolas e, findo o escalonamento, saíram como adversários no grupo “D” as selecções de Cabo Verde e Quénia, ausentes do último campeonato africano de basquetebol sénior feminino.
Ainda de acordo com o sorteio realizado esta segunda-feira, Senegal, Costa do Marfim e Egipto compõem o grupo “A”, enquanto que o “B” é constituído por Nigéria, Camarões e Tunísia. Já no grupo “C” encontram-se as selecções de Angola, Mali e República Democrática do Congo.
Os primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para os quartos-de-final, ficando, desta forma, à espera dos seus adversários que sairão dos jogos entre os segundos e terceiros classificados.
Neste cruzamento, o segundo classificado do grupo “A’ joga com o terceiro do grupo “B’, enquanto o segundo de “B” mede forças com o terceiro do “D”. O segundo classificado do grupo “C” bate-se com a equipa posicionada na terceira posição no grupo “D e o terceiro de “C” joga com o segundo de “D”.
Os vencedores dos quartos-de-final avançam para as meias-finais, enquanto os perdedores disputam as classificativas do 5.º ao 8º lugares.
Os jogos da final e de atribuição do terceiro lugar será disputados no dia 18 de Agosto, último dia da competição.
Os seis melhores classificados disputarão o torneio de pré-qualificação da FIBA ??África para os Jogos Olímpicos de verão de 2020, em Tóquio, no Japão.