Foi morto o vice-comandante das operações terroristas em Cabo Delgado pela força conjunta que combate os ataques naquela província. A informação é avançada pelo Ministério da Defesa Nacional, que diz também que uma unidade das FADM sofreu uma emboscada, mas todos os elementos saíram ilesos.
O Ministério da Defesa Nacional anunciou, esta quarta-feira, em comunicado, mais uma baixa por parte dos terroristas.
O vice-comandante da equipa que tem estado a desestabilizar Cabo Delgado foi morto pela força conjunta, composta pelas Forças de Defesa e Segurança, forças da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e as ruandesas.
“Na sequência das operações em curso de combate às acções terroristas que as FADM e as forças amigas estão a levar a cabo na província de Cabo Delgado, foi abatido o terrorista Abu Kital, que ocupava a posição de vice-comandante das operações dos terroristas do grupo Al Sunna wall Jammat (ASWJ) e adjunto de Ibin Omar, também conhecido por Abu Suraka. Na mesma operação, foi posto fora de combate o terrorista Ali Mahando que, à semelhança do Abu Kital, ocupava importantes funções no seio do grupo terrorista”, diz o comunicado do Ministério da Defesa.
Mas, nem tudo corre sem sobressaltos no trabalho da força conjunta que está a lutar contra o terrorismo. Uma equipa das Forças Armadas sofreu, terça-feira, uma emboscada dos terroristas, embora sem vítimas.
“Nesse exercício contínuo de combate aos terroristas, uma Unidade Motorizada das FADM, que se encontrava integrada numa coluna militar com destino a Quiterajo, por volta das 8h e 30 min da última terça-feira, entrou numa emboscada inimiga e capotou numa ‘ponteca’, tendo, de seguida, se incendiado, porém, os seus ocupantes saíram ilesos.”
Os novos avanços no combate ao terrorismo surgem depois de o Presidente da República ter dito, a 10 de Agosto corrente, que todos os terroristas foram desalojados de Cabo Delgado.
O Ministério da Defesa promete disponibilizar mais informações de movimentações de outros integrantes dos terroristas assim que as tiver.