Morreu, esta terça-feira, aos 89 anos, num hospital privado em Abidjan o ex-presidente da Costa do Marfim, Henri Konan Bédié. A notícia foi anunciada ontem por um membro da comunicação do seu partido, citado pelo Notícias ao Minuto.
Após o anúncio da sua morte, que ocorreu na Polyclinique Internationale Sainte Anne-Marie (PISAM), na capital da Costa do Marfim, começou a juntar-se uma multidão em frente à residência do antigo chefe de Estado.
Chefe de Estado entre 1993 e 1999, Henri Konan Bédié não tinha descartado ser candidato às próximas eleições presidenciais na Costa do Marfim.
Bédié foi apontado no final de Março como candidato único à sua sucessão na presidência do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI), principal movimento de oposição e partido do primeiro presidente costa-marfinense, Félix Houphouët-Boigny, cuja eleição está agendada para o próximo congresso do partido em Junho.
No final de Março, o ex-presidente apelou aos membros do seu partido para se unirem, para vencer as próximas eleições presidenciais em 2025, que se seguirão às eleições municipais e regionais marcadas para 02 de Setembro.
Henri Konan Bédié também tinha sido indicado como candidato nas últimas eleições presidenciais de 2020.