O País – A verdade como notícia

Morreu Aly Hassane, único jogador moçambicano que defrontou Maradona

Perdeu a vida, nesta terça-feira, o antigo internacional moçambicano Aly Hassane, vítima de doença. O antigo jogador do Sporting Clube de Portugal, único moçambicano que já defrontou o astro argentino Diego Armando Maradona, esteve internado numa unidade sanitária do país e encontrava-se em coma induzido há alguns dias.

Aly Hassane foi treinador de futebol, com destaque para a Liga Desportiva de Maputo e, mais tarde, comentador da STV, nos programas desportivos como “Ao Ataque” e “Mais Desporto” e nos últimos meses padecia de doença, à qual não resistiu nesta terça-feira.

O futebol moçambicano fica, assim, de luto, pela morte do antigo médio defensivo internacional pela selecção nacional, que marcou uma geração com a sua entrega, disciplina táctica e amor à camisola nacional.

Figura respeitada dentro e fora dos relvados, Ali Hassan é lembrado como um verdadeiro guerreiro do meio-campo, que sempre honrou Moçambique nas competições internacionais.

Nascido a 4 de Junho de 1964, Ali Mahomed Hassane iniciou a carreira no Grupo Desportivo Maputo e, fruto das suas exibições e qualidade, foi chamado para fazer testes no Benfica, mas acabou por assinar pelo Sporting, onde cumpriu duas épocas.

Para além do Sporting (de 1989 a 1991), em Portugal Ali Hassane jogou pelo Vitória de Setúbal (1991/92); Amora (1992/93); Académico de Viseu (1993 a 1995) e Torres Novas (1995/96), tendo posteriormente regressado ao país, onde assumiu as funções de treinador de futebol.

Como treinador, assumiu o comando da Liga Desportiva de Maputo por sete anos, tendo mais tarde treinado o Grupo Desportivo Mahafil.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos