O jogo entre a selecção nacional de futebol sub-20 e a África do Sul, inserido na primeira mão da segunda eliminatória de acesso ao CAN-2019 da categoria, no Níger, já mexe com a província de Sofala, palco do embate.
Com efeito, a Associação Provincial de Futebol de Sofala está já em contacto com o Governo local, município e agentes económicos com vista a criar-se todas as condições logísticas para que o jogo se realize sem problemas no Caldeirão do Chiveve.
Aliás, segundo Fernando Dias, presidente da Associação Provincial de Futebol de Sofala, é preciso que todos beirenses assumam este jogo, agendado para 12 de Maio, “como de todos os moçambicanos”.
Dos contactos que se tem estado a fazer com todas as forças vivas, assegurou, há uma grande abertura que “realmente hajam os apoios necessários”.
Os Mambinhas deverão desembarcar na Beira no próximo dia 9, sendo que os bilhetes já estão à venda em Sofala. A organização prevê entradas grátis para menores de 12 anos. “Iremos mobilizar escolas para, em tempo útil, manifestarem interesse de trazer alunos para este jogo”, explicou Fernando Dias na conferência de imprensa realizada segunda-feira.
Os Mambinhas transitaram para a segunda eliminatória com o agregado de seis a zero no conjunto das duas mãos diante das Seychelles. Os Mambinhas empataram a zero no jogo da primeira mão realizado nas Seychelles e, quinze dias depois, golearam o seu adversário por seis zero.
Daí a crença de Fernando Dias de que os Mambinhas possam golear a África do Sul e seguir em frente na eliminatória. “Sofala, todos nós sabemos, acarinha e vive o futebol com intensidade. O Caldeirão é um verdadeiro inferno. Queremos transformar o Caldeirão num inferno para os sul-africanos para começarmos, de etapa em etapa, a desenhar esta qualificação para o CAN”.
Caso transitem a eliminatória com a África do Sul, os Mambinhas terão como adversário na próxima etapa o vencedor da eliminatória entre Angola e Malawi.