Os casos de cólera tendem a baixar, nos últimos dias, em todo o país. A informação é avançada pelas autoridades de saúde, que falam de 185 casos activos, de um cumulativo de mais de 27 mil casos e 124 óbitos, em consequência da doença. Apenas a Província de Maputo ainda não tem registo dos casos da doença.
O surto da cólera em Moçambique dá sinais de declínio, repetindo a tendência de queda observada noutros 13 países africanos, afectados pela doença, como o vizinho Malawi.
A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo gestor nacional para Resposta à Cólera do Instituto Nacional de Saúde, José Paulo, que acrescentou que “estamos agora numa situação estável. Em termos de número de casos, estamos com mais de 27 mil casos e 124 óbitos registados e uma taxa de letalidade de 0,5. Esses dados indicam o sucesso das nossas intervenções para o controlo do surto, uma vez que temos conseguido manter o número de mortes muito abaixo do esperado”, sublinhou José Paulo, do Instituto Nacional de Saúde.
O cenário de diminuição, afirma José Paulo, começou no dia 24 de Março e não deve ser visto, porém, como um arrefecimento da disseminação da doença.
“O surto atingiu a fase de pico entre a 12ª e a 13ª semana epidemiológica. Agora está em fase descendente, apesar de termos alguns novos focos, mas estes novos focos reportam muito poucos casos e são controlados”, garantiu.
O controlo e a consequente queda de casos da cólera foram alcançados com sucesso em locais como Quelimane e Beira, muito por causa da campanha de vacinação contra a cólera, que arrancou a 29 de Março e terminou a 03 de Abril, com uma meta alcançada de abranger 1 277,539 pessoas a vacinar.
“A província da Zambézia reportava, diariamente, cerca de 400 casos internados, neste momento temos abaixo de 30 a 50 casos diários, a cidade da Beira idem, reportávamos há algum tempo, por influência das chuvas, casos acima de 50 e hoje temos abaixo de 10.”
Um total de 124 pessoas morreram e outras 18 537 foram internadas devido à cólera desde Setembro de 2022, segundo os mais recentes dados do MISAU.
Segundo o último boletim epidemiológico sobre a doença, feito pelo Instituto Nacional de Saúde, somente a Província de Maputo continua sem ter casos de cólera.
Moçambique registou, desde Setembro, um cumulativo de 27 223 casos da doença, 170 dos quais registados nas últimas 24 horas, refere a actualização da Direcção Nacional de Saúde Pública.