O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que Moçambique continua aberto para dar continuidade às relações com a Namíbia, país que agora está a ser liderado por Nangolo Mbumba, actual Chefe de Estado interino.
Filipe Nyusi fez essas declarações pouco depois de ter participado no funeral do seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob, que perdeu a vida no início deste mês.
Na ocasião, filipe destacou o contributo de Geingob na busca da paz efectiva em Moçambique e também no combate ao terrorismo.
“Ele desempenhou um papel muito importante na decisão sobre SAMIM, porque o modelo que nós usamos em Moçambique, híbrido, de combate bilateral e multilateral não teve muita facilidade para ser compreendido, mas o Presidente Hage disse, numa das ocasiões, que Moçambique é um país livre, soberano, e se escolheu o modelo é porque quer explorar todas as energias. Não via motivos para não deixar que isso acontecesse”, explicou.
“Deu-nos apoios, incluindo materiais, para podermos aguentar com o combate. Acredito que vão continuar a apoiar com Nangolo Mbumba, disse o Presidente.
A cerimónia contou a presença de mais de 20 Chefes de estado, incluindo o Presidente da República, Filipe Nyusi.