O País – A verdade como notícia

Moçambique quer buscar experiência da República Checa para reactivar indústria automóvel

Da República Checa nasce a esperança de reactivação da indústria de montagem de viaturas em Moçambique. O ministro da Indústria e Comércio reuniu-se, hoje, com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros daquele país, e a indústria automóvel foi um dos temas de destaque.

“O que temos que fazer com a República Checa é aproveitar o conhecimento e a experiência que eles têm. Eventualmente, começar com linhas de montagem e aí vamos definir se vamos pelo equipamento agrícola, primeiro, ou vamos pelo equipamento de transporte”, disse o ministro da Indústria e Comércio.

Para o governante moçambicano, Moçambique tem grandes desafios tanto nos equipamentos agrícolas, como nos equipamentos de transportes. “Estou a falar dos ‘minibuses’ para o transporte do pessoal, o transporte nas zonas urbanas e periurbanas. Na área da agricultura, estamos a falar dos tractores”, referiu.

Silvino Moreno explicou, na ocasião, as razões que levaram as outras indústrias de automóvel, nomeadamente da Hyundai e da Madjedje Motors, a fracassarem.

“Não existiu problema. É uma questão de oportunidade de mercado. Sabe que as indústrias funcionam com mercado e, se o mercado não está lá, a indústria não sobrevive”, explicou Silvino Moreno.

Da parte da República Checa ficaram promessas de novos encontros para amadurecer o interesse em reactivar a indústria automóvel em Moçambique. Outra área em que Moçambique e República Checa pretendem apostar é a da agricultura, e já existe uma visão para se avançar com a cooperação bilateral.

“Discutimos a cooperação, por exemplo, no sector da agricultura, indústria automotora, na área da construção, investimentos que podemos dar para as infra-estruturas públicas – estas são as áreas em que estamos e continuaremos a nossa cooperação”, explicou o secretário de Estado da República Checa.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Checa está de visita a Moçambique, com encontros agendados com autoridades governamentais, sendo um deles o que manteve com Silvino Moreno. “Estabelecemos vínculos entre as duas embaixadas, em que a nossa está baseada em Pretória, com o vosso ministério aqui. Então, acredito que podemos entrar na comissão conjunta entre os dois países e unir-nos, mas ainda estamos a trabalhar nessa cooperação”, avançou Radek Rubens.

Segundo o secretário de estado da República Checa, as relações comerciais com Moçambique abrandaram nos últimos anos devido à pandemia da COVID-19. “Tivemos uma queda durante a pandemia da COVID, em relação ao número de pessoal entre os nossos dois países, que reduziu muito. Portanto, estamos agora a retomar e gostaríamos de, realmente, recomeçar a nossa cooperação”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos