A selecção nacional de sub-20, os Mambinhas, entrou a vencer no torneio regional da Cosafa, ao derrotar as Seychelles por 5-1.
Actual campeão do Cosafa, conquistado em 2020, Moçambique apresentou-se com uma selecção rejuvenescida no Estádio Mavuso, com Dário Monteiro a apostar numa equipa ofensiva.
Fazito, na baliza, Aylton, General, Valipaval e Atílio na zona defensiva, Traoré, DJ Zavala, Keyns, no sector intermediário, Edson, António e Chamito na frente do ataque, foram escalados pelo seleccionador nacional para este embate de estreia e do início da defesa do título.
Os campeões regionais dominaram o jogo como esperado, com uma série de ataques que prenderam os ilhéus no seu próprio meio campo.
O empate acabou sendo quebrado por Antonio Sumbane, aos 14 minutos, que aproveitou o facto do guarda-redes contrário estar fora da sua zona de jurisdição para abrir o marcador, resultado com o qual se foi ao intervalo.
Os ilhéus foram apanhados a “dormir” no início da segunda parte quando Chamito Alfândega apareceu livre de marcação para fazer o segundo da partida, antes de Dénio Munhave, que tinha entrado na segunda parte, colocar os Mambinhas com um resultado mais confortável e dar contornos de goleada, aos 55 minutos.
Os campeões do Cosafa capitalizaram o facto das Seychelles estarem desmoralizados e Djwa Ramos, também ele entrado na etapa final, aproveitou para fazer mais dois golos no final da partida, aos 79 e 80 minutos.
Já para lá do tempo regulamentar foi Jahni Nourice a fazer o golo da consolação para as Ilhas Seychelles, fixando o resultado em 5-1.
José “DJ” Zavala acabou nomeado o homem do jogo no arranque do grupo B do Cosafa sub-20.
Entram a vencer os Mambinhas, que assim iniciam da melhor a defesa do título. Segunda-feira tem um duelo difícil diante de Angola.