Moçambique vai participar no fórum sobre o uso de diversas tecnologias para efeitos de assistência humanitária. No evento, a decorrer em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, o país estará representado pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
A participação de Moçambique no evento resulta de um projecto-piloto liderado pelo Programa Mundial da Alimentação (PMA) com vista a criação a nível global de um mecanismo de coordenação do uso de “drones” para fins de assistência humanitária, escreve a AIM, que refere tratar-se de um encontro que tem por finalidade a apresentação de lições apreendidas e as oportunidades surgidas no âmbito do mecanismo de coordenação de assistência humanitária que vem sendo liderado pelo PMA.
Moçambique foi convidado a partilhar as experiências colhidas ao longo do processo, os desafios e as oportunidades criadas no uso de “drones” para fins de assistência humanitária.
De acordo com António Beleza, oficial de informação no Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), uma das questões a serem analisadas no encontro tem a ver com as melhores práticas e as oportunidades no uso de “drones” e de outras tecnologias digitais no contexto humanitário.