Uma delegação de Moçambique, chefiada pela ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, encontra-se em Lisboa, onde participou na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024-BTL, a maior feira de turismo de Portugal.
No dia de abertura, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma visita oficial à BTL, onde percorreu vários pavilhões, passando por dezenas de stands e marcando assim a abertura do evento que vai durar cinco dias.
A ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, acompanhou o presidente português no seu percurso, que passou pelo stand de Moçambique, onde foi recebido pela delegação composta por 12 empresas e instituições nacionais que representam o sector público e privado.
Eldevina Materula disse que, com a participação, Moçambique pretende estender os seus contactos com o mundo, ao nível do turismo, estabelecer negócios e promover o Programa de Medidas de Aceleração Económica (PAE), que contempla a isenção de vistos para 29 países, incluindo Portugal. O país anfitrião do evento é o maior fornecedor de turistas europeus a Moçambique.
BTL é um evento anual que dedica os três primeiros dias aos profissionais e os restantes dois ao público em geral.
Para o público profissional, a Bolsa de Turismo de Lisboa, permite dinamizar a rede de parceiros de negócio na área do turismo e constitui uma oportunidade para encontrar compradores profissionais assim como conhecer a concorrência, analisar as tendências do mercado e posicionar a sua oferta de forma inovadora e competitiva. Para o público, constitui uma forma de conhecer novos destinos e soluções e comprar a preços altamente competitivos.