O País – A verdade como notícia

“Moçambique não pode continuar refém da corrupção, nepotismo e incompetência”, Chapo 

FUTURO DE MOÇAMBIQUE 

No seu primeiro discurso como Presidente da República, Daniel Chapo disse que o  futuro de Moçambique está nas mãos de todos os moçambicanos, por isso, pede união, coragem e determinação. No entanto, reconhece que não será uma jornada fácil, “mas temos que ter plena confiança na força do nosso povo. Cada um de vocês tem um papel vital nesta transformação, renovação, mudança e esperança. Este Governo será incansável, mas o  verdadeiro poder de mudança está na nossa capacidade de trabalhar juntos, como uma só Nação”.

E porque conhece os desafios a serem enfrentados para o alcance dos seus objectivos, Daniel Chapo falou várias vezes de uma série de medidas, com maior destaque para o sector da Educação e Saúde.

“A saúde é um direito básico e garantir o acesso universal a serviços de qualidade é uma obrigação do Estado. Ainda assim, enfrentamos um sistema de saúde fragilizado, onde a falta de recursos e infra-estrutura limita o atendimento a quem mais precisa. Não podemos aceitar que moçambicanos sofram ou percam as suas vidas por doenças evitáveis, por falta de medicamentos ou por atendimento inadequado”. Por isso, anuncio as seguintes acções:

Expansão dos Centros de Saúde: equipamento e expansão dos centros comunitários de saúde, especialmente nas áreas rurais. Cada vila e localidade terá acesso a cuidados básicos. Serão criadas unidades móveis de saúde para atender comunidades remotas.

Parcerias para Hospitais de Referência: Incentivo a parcerias público-privadas para construir hospitais especializados, capazes de atender casos complexos e reduzir a necessidade de tratamentos no exterior.

Saúde Preventiva: Lançamento de campanhas nacionais de vacinação e educação sobre saúde, com foco na prevenção de doenças e na promoção de hábitos saudáveis. “Trabalharemos para garantir que medicamentos essenciais estejam disponíveis e acessíveis a todos”, disse.

Dignidade e Valorização dos Profissionais de Saúde: melhorias das condições de trabalho dos médicos e enfermeiros e agentes de serviço, fornecendo os equipamentos e materiais necessários para o exercício das suas funções.

Daniel Chapo considera que “não há desenvolvimento sem educação de qualidade”, por isso anunciou:

Reforma dos Recursos Educacionais: Livros escolares gratuitos serão distribuídos, tanto em formato impresso quanto digital, assegurando que nenhuma criança fique sem acesso ao material necessário. O processo de revisão dos livros será regulado para evitar desperdícios e garantir a sua disponibilidade no início do ano lectivo.

Infra-estrutura Escolar: Investimento na construção e renovação de escolas, especialmente em áreas rurais, para garantir que todos os estudantes aprendam em condições dignas.

Valorização do Professor: melhorias das condições de trabalho para motivar os professores, reconhecendo-os como agentes transformadores. “Programas de capacitação serão oferecidos para garantir que os nossos educadores estejam preparados para os desafios do século XXI”

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos