O País – A verdade como notícia

Moçambique intensifica preparação para COSAFA e CAN

A selecção nacional de futebol de praia intensifica a preparação para a Taça COSAFA e para o Campeonato Africano das Nações (CAN). As duas provas vão decorrer em Setembro e Outubro, na África do Sul e em Vilankulo.

Falta pouco tempo para a COSAFA e para o CAN. Por isso, a selecção nacional de futebol de praia já está a redobrar os esforços, com vista a garantir que, até à competição, tudo esteja no devido lugar.

Como forma de conferir maior traquejo aos jogadores, o seleccionador nacional, Abineiro Ussaca, com todos os convocados à sua disposição, trabalha três dias por semana, plano que poderá mudar nos próximos dias.

Nesta fase, em que os dias começam a apertar-se, Ussaca exige dos seus jogadores mais desempenho e concentração, na medida em que só com esses elementos é que se pode ter ideia do que ainda é preciso melhorar.

Para Ussaca, ninguém tem lugar cativo na selecção nacional, razão pela qual cada um deve trabalhar mais para conquistar um espaço pensando, principalmente, no país.

Depois do brilharete na edição passada da COSAFA, em que Moçambique foi campeão, o timoneiro do combinado nacional quer repetir a proeza. Apesar de reconhecer que não será fácil, Abineiro Ussaca acredita que, com muito trabalho, é possível alcançar esse desiderato.

Em relação ao Campeonato Africano da modalidade, Ussaca diz que, depois do sorteio marcado para 10 de Setembro, em Vilankulo, o grupo de trabalho vai treinar em função da estratégia dos adversários.

Entende que, uma vez conhecidos os adversários, será fácil definir o plano de trabalho, tendo em conta as especificidades de cada selecção. Moçambique é vice-campeão de África, facto que coloca alguma pressão ao país.

Ainda assim, o seleccionador nacional diz que é preciso pensar jogo a jogo e, no fim, fazer as contas. Isso quer dizer que o combinado nacional vai tentar dar o seu máximo para garantir um lugar na final, para daí pensar na conquista da prova.

Moçambique, Senegal, Madagáscar, Marrocos, Egipto, Nigéria, Uganda e Malawi são as selecções qualificadas para o CAN de Outubro próximo. Senegal parte para esta competição com o estatuto de campeão em título, após vencer Moçambique na final da edição passada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos