O País – A verdade como notícia

Moçambique fora da corrida ao Mundial de basquetebol

Fotos: FIBA

A selecção nacional de basquetebol sénior masculino não vai disputar as eliminatórias de acesso à 19ª edição do campeonato do Mundo da modalidade, prova a realizar-se de 25 de Agosto a 10 de Setembro, na Indonésia, Japão e Filipinas.

O acesso à competição, na zona africana, contará apenas com 16 selecções que disputam, nesta altura, o Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino – “Afrobasket”- em Kigali, no Ruanda.

No grupo A, segundo ditou o sorteio, teremos Cabo Verde, Mali, Uganda e Nigéria. Já o grupo B é composto por Sudão do Sul, Camarões, Tunísia e Ruanda, enquanto a Costa do Marfim, Guiné-Conacry, República Centro-africana e Angola integram o grupo C. Finalmente, no grupo D, temos Egipto, Quénia, Senegal e República Democrática do Congo.

As partidas serão disputadas a duas voltas, com cada selecção a jogar em casa e fora, entre os dias 20 a 30 de Novembro deste ano, 21 de Fevereiro a 1 de Março e 27 de Junho a 5 de Julho de 2022.

Os três primeiros classificados de cada grupo avançam para a segunda ronda de qualificação, onde irão jogar contra os três primeiros classificados de outro grupo, formando as séries E e F, no caso de África.

Os dois primeiros classificados de cada série e o terceiro melhor da segunda ronda de qualificação asseguram o apuramento para o Mundial.

De acordo com o regulamento, as três primeiras  classificadas de cada grupo avançam para a segunda ronda, a ser constituída por dois grupos de seis selecções.

Nesta fase, os dois primeiros de cada grupo, mais o melhor terceiro classificado, apuram-se para o Campeonato do Mundo de Basquetebol, a ser disputado de 25 de Agosto e 10 de Setembro nas Filipinas, Japão e Indonésia.

Dando continuidade ao sucesso do sistema de Competição da FIBA implementado em 2017, para qualificação das equipas para a Mundial da China, em 2019, este ano, 80 países discutirão o apuramento em seis janelas durante 15 meses.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos