O País – A verdade como notícia

Clarisse Machanguana: uma referência que a BAL acenou para partilhar experiência

Foto: BAL

A antiga internacional basquetebolista Clarisse Machanguana fez parte, fim-de-semana último, no Cairo, Egipto, de um painel da sessão da Basketball Africa League (Bal) – denominado “BAL4Her program” – que abordou temas como a contínua inspiração, capacitação e elevação da nova geração de mulheres líderes africanas.

Figura de proa da WNBA, maior liga feminina de basquetebol do mundo, Clarisse Machanguana continua a ser, diga-se, valorizada em África e no Mundo pelo seu brilhante percurso como atleta e acção que a sua fundação tem desenvolvido em prol das raparigas.

A título de exemplo, no fim-de-semana de 28 a 30 de Maio, a mais bem-sucedida basquetebolista do país foi convidada pelo “staff” da “Basketball Africa League” para abordar temas como a importância da igualdade de direitos de participação em todos os sectores de influência no desporto.

Machanguana partilhou o painel com Yasmin Helal, estratega sénior de negócios e operações da NBA Egipto e antiga jogadora profissional de basquetebol do Clube Gezira.

No evento, que teve como lema  “jogando pela igualdade, pela representação e pela valorização”, a antiga basquetebolista jogadora das San Jose Lasers; Los Angels Sparks e Charlotte Sting falou da importância de se continuar a inspirar, capacitar e elevar a próxima geração de mulheres líderes africanas.

A patrona da Fundação Clarisse Machanguana transmitiu, por outro lado, valores sobre gestão de carreira e como singrar dentro de um quadro cada vez mais exigente a jovens com sonho de se (a)afirmarem na modalidade da bola ao cesto.

Participaram desta acção 50 jovens profissionais e 12 especialistas da indústria desportiva com cotação internacional com destaque para a directora de inovação e experiência da Ignite, Deana Shabaan; directora de Responsabilidade Social e programas de jogadores da BAL, Marie-Laurence Archambault; jornalista e comentadora da BAL, Usher Komughisha; e a líder de Marketing da BAL, Acha Diop.

A propósito do “workshop”, Yasmin Helal manifestou no seu sítio no “facebook” que estava “grata pelo acampamento organizado pela BAL em parceria com a Federação de Basquetebol do Egipto, apresentando alguns de nossos melhores talentos egípcios e treinados pela lenda Clarisse Machanguana junto com treinadores excepcionais. Super orgulhosa de todas as meninas que apareceram e jogaram com extremo entusiasmo”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos