Moçambique, Eswatini e África do Sul (Província de Mpumalanga) realizam, de 15 a 21 de deste mês, a I excursão de visita de familiarização com operadores turísticos e comunicação social, no âmbito da iniciativa TRILAND, o que visa promover a parceria público-privada, bem como impulsionar o turismo na região.
A actividade insere-se no conjunto de um programa de marketing regional, no qual os três governos desejam estabelecer uma cooperação regional na troca de apoio, do desenvolvimento e da promoção de investimento e do turismo regional.
Segundo o Ministério da Cultura e Turismo, a visita de familiarização irá permitir aos participantes ter uma melhor percepção do potencial turístico que a região dos países integrantes tem a oferecer de forma conjunta.
A nota do Ministério avança que o programa TRILAND foi lançado em 2009, através de um memorando de entendimento assinado pelos directores-gerais dos institutos de turismo dos três países, e entrou em vigor a 23 de Outubro do mesmo ano. Este ano, à margem da realização da Feira de Viagens e Turismo INDABA 2022, em Maio passado, as três partes procederam com a renovação do memorando de entendimento, estabelecendo directrizes recíprocas no que respeita à criação de um quadro comum de negócios para a cooperação regional.
O acordo respeita os objectivos de desenvolvimento estratégicos do turismo em Moçambique, Eswatini e Mpumalanga, na África do Sul.
A implementação da iniciativa TRILAND precisou da identificação das seguintes áreas de cooperação: Desenvolvimento e Promoção Turística; Transporte Aéreo entre Moçambique, Eswatini e Mpumalanga; Marketing de Destino Regional Conjunto; Investigação e Gestão da Informação (Market Intelligence); Desenvolvimento de Mega-Eventos para Promover Conjuntamente o Turismo; Desenvolvimento da Rota do Turismo; Advogar pela Eliminação de Barreiras Comerciais entre os países a nível da região; e Colaborar na Criação de um único Fórum de Investimento com vista a angariar investimentos para a região.
A presente visita de familiarização irá contemplar os três países membros do TRILAND, sendo dois dias em cada um dos países, envolvendo 50 participantes no total.
A excursão terá como ponto de partida, no Reino de Eswatini, a região de Ezulwini, com enfoque para a componente da Cultura (Experiência Tradicional do Reinado). Depois, seguirá para Moçambique, onde entre vários produtos turísticos irá destacar-se o potencial Sol e Mar conjugado com o turismo de natureza e gastronómico. Por fim, Mpumalanga, com enfoque na componente do Turismo Baseado na Natureza.
Como parte das realizações desta primeira excursão, os participantes terão oportunidade de participar em diversas actividades, incluindo networking sessions.