O País – A verdade como notícia

Moçambique e Zimbabwe criam comissão conjunta para gestão de três rios

Moçambique e Zimbabwe assinaram, quarta-feira, um acordo que prevê que os dois países cooperem na gestão das águas dos rios Búzi, Púnguè e Save através de uma comissão conjunta.

O acto foi testemunhado pela vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, e pelo vice-ministro da Terra, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabwe, Davis Mharapira.

A comissão conjunta será responsável pela gestão dos sistemas de aviso e mitigação de cheias e secas, conservação e restauração dos ecossistemas para os meios de subsistência sustentáveis, assim como planeamento integrado das bacias dos referidos rios.

“Hoje, testemunhamos a cerimónia de lançamento da comissão das bacias hidrográficas do Búzi, Púnguè e Save [Comissão BUPUSA]. Com o nosso país-irmão, nos últimos anos, assinámos os acordos sobre a cooperação para o desenvolvimento, gestão e uso sustentável dos recursos hídricos da bacia hidrográfica dos Rios Púnguè, Búzi e, recentemente, do rio Save”, disse a vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota.

Cecília Chamutota acrescentou que este acordo sinaliza “vontade inequívoca e inabalável” dos dois países em contribuir para a gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas compartilhadas.

Por sua vez, o vice-ministro da Terra, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabwe, Davis Mharapira, frisou que o lançamento oficial da comissão de gestão das bacias representa um marco histórico e que vai trazer vantagens para as comunidades das duas nações.

“Este memorando não vai gerir os rios. As nossas comunidades é que vão fazê-lo. Os nossos rios jamais serão geridos da melhor forma, caso as comunidades não sejam envolvidas na gestão sustentável das águas e do seu ecossistema. O próximo passo é saber o que vamos fazer. Em Zimbabwe, temos estado a enfrentar a problemática de água, por isso estamos a edificar barragens em áreas de mais de 10 mil hectares”, disse o vice-ministro da Terra, Agricultura, Pescas, Água e Reassentamento Rural do Zimbabwe, Davis Mharapira.

Recorde-se que o lançamento da comissão é o culminar de um memorando assinado em Maio deste ano, em Harare, entre o Governo de Moçambique e o do Zimbabwe, com o objectivo de melhorar a coordenação e a cooperação sobre a gestão e a utilização conjunta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos