O País – A verdade como notícia

Moçambique e Tanzânia partilham estratégias para combater crimes transnacionais

Moçambique e Tanzânia partilham, desde hoje, estratégias de Defesa e Segurança para o combate a crimes transnacionais, com destaque para raptos e terrorismo. O facto materializa-se com a realização de um encontro de peritos em matérias de segurança dos dois países.

O encontro decorre em Maputo, de 27 a 29 de Setembro, dias após a visita de Samia Suluhu, Presidente da República Unida da Tanzânia, que garantiu apoio ao país nas áreas de defesa e segurança.

O encontro junta peritos em matérias de defesa e segurança dos dois países vizinhos, que, durante dois dias, em encontros fechados, irão partilhar as experiências e estratégias no combate a crimes de varia ordem, com destaque para o terrorismo e raptos.

Coube ao secretário permanente do Ministério da Defesa Nacional a missão de fazer o discurso de abertura. Na ocasião, Casimiro Mueio, em representação da delegação de peritos das Forças de Defesa e Segurança da República de Moçambique, apelou ao comprometimento de todos os comités da reunião (defesa, segurança pública e segurança do Estado) para que, depois dos trabalhos, sejam distribuídas tarefas concretas, para o alcance dos objectivos traçados.

“Esta convicção assenta no facto de que as recomendações que vão resultar das discussões técnicas a serem propostas pelos nossos peritos sejam consentâneas com as preocupações dos nossos Estados e que a sua adopção venha contribuir para o reforço das relações de amizade, cooperação, irmandade e boa vizinhança, que devem prevalecer e serem caracterizadas por uma convivência harmoniosa entre os nossos povos irmãos”, disse Casimiro Mueio.

Segundo Casimiro Mueio, da reunião, deverão sair estratégias para combater crimes transnacionais, com destaque para o terrorismo que assola a zona Norte de Moçambique.

“Os trabalhos da 4ª Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança Moçambique–Tanzânia tem a espinhosa responsabilidade de prover segurança, tranquilidade e ordem pública, através da definição de estratégias realísticas, exequíveis e acções comuns neste domínio, identificando os mecanismos de diálogo permanente, visando ultrapassar os desafios relacionados com a ligação fronteiriça, tráfico de pessoas e bens e outros crimes transnacionais, incluindo o terrorismo”, apelou.

Do lado tanzaniano, espera-se, entre outros, a materialização do memorando de entendimento de paz e segurança, assinado, na semana passada, entre os ministros da Defesa dos dois países.

“Estamos aqui pelos negócios, para trabalhar de forma a ultrapassar os problemas de defesa e segurança. É ultrapassando estes desafios da defesa e segurança que promoveremos o desenvolvimento socio-económico dos nossos países”, disse Faraji Mnyepe, secretário permanente do Ministério da Defesa e Serviço Social da República Unida da Tanzânia.

A reunião de peritos antecede à realização da quarta sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança Moçambique–Tanzânia, a decorrer no dia 29 de Setembro, em que se espera a assinatura de alguns acordos bilaterais.

Este encontro, a ser dirigido pelos ministros da Defesa dos dois países, tem, entre outros, a missão de avaliar o nível de implementação das recomendações da 3ª sessão e desenhar acções a serem desenvolvidas nos domínios de defesa, segurança pública e de Estado, bem como melhorar os mecanismos de cooperação existentes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos