O posicionamento foi partilhado hoje, durante o 12º Congresso da Frelimo, que decorre na Cidade da Matola. As duas organizações enalteceram, ainda, o esforço de Flipe Nyusi na luta contra o terrorismo e na busca de melhores condições de vida no país
Já o secretário-geral do partido Frelimo, Roque Silva, destacou as conquistas de Nyusi enquanto presidente do partido.
Entre as conquistas, maior destaque foi para nomeação de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a paridade alcançada no Governo, os títulos de Doutor Honoris Causa em genebra e em Moçambique, respectivamente, e pelos vários projetos implementados no país.
Já a Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, ACLLN, usou da abertura do evento para pedir que o 12º Congresso purifique as fileiras do partido, assim como a purificação do partido.
De acordo com a ACLLN, há membros do partido do batuque e maçaroca que usam da cor partidária para tomar benefícios particulares.
As organizações sociais da Frelimo passaram por processos eleitorais este ano e os os secretários gerais da ACLLN e OMM foram reeleitos.
PARTIDOS CONVIDADOS ENALTECEM RELAÇÃO DE IRMANDADE COM A FRELIMO
O partido angolano MPLA e a representação do parlamento russo enaltecem a relação com a Frelimo e defendem a unidade e coesão interna no partido para a resolução dos problemas do povo moçambicano.
A FRELIMO mantém relações com partidos de diferentes países e o MPLA é um deles.
O partido no poder em Angola olha para a unidade e coesão no partido liderado por Filipe Nyusi como solução para alcançar os ideais do povo.
Por sua vez, o representante do parlamento russo, presente no congresso da Frelimo, disse esperar que o evento crie novas iniciativas para maior cooperação bilateral.
“Sim, nós somos da Federação Russa, da Comunidade desportiva, e chegamos até aqui. Para nós, é muito importante a nossa presença neste lugar. Vim junto do meu colega que vai ter um encontro para uma parceria entre Moçambique e a nossa parte. Temos boas expectativas sobre essa parceria para o presente e futuro”, disse.
Estiveram, também, presentes, no primeiro dia do congresso, representantes de partidos da Argélia, República do Congo, Vietname, Palestina, Cuba e China.