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Moçambique e Malawi voltam a estar ligados por comboio 37 anos depois

Foto: O País

A Empresa portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique reiniciou as operações de transporte ferroviário na linha de Cena, no ramal Dona-Ana-Vila-Nova-da-Fronteira, que parte da Beira para Malawi. O primeiro comboio de transporte de material para a reconstrução da linha férrea foi realizado a 3 de Fevereiro.

É um marco histórico! Aliás, foi a 3 de Fevereiro deste ano, Dia dos Heróis Nacionais, que o comboio voltou a apitar na linha férrea de Cena no ramal Dona-Ana Vila-Nova-da-Fronteira, 37 anos depois da sua paralisação devido à guerra civil dos 16 anos.

A linha férrea liga Moçambique e Malawi e é de capital importância para o transporte de mercadorias do Porto da Beira para aquele país do interior sem acesso ao mar. Na retoma, foi transportado cimento do Porto da Beira até Malawi, onde está a ser reconstruída a mesma linha, mas do lado malawiano.

Boaventura Mahave, director ferroviário nos CFM e responsável pela reconstrução da linha Dona Ana-Vila-Nova-da-Fronteira, fala do processo de reconstrução e do impacto que terá para a economia.

“Começámos com comboio misto de carga até à Vila-Nova da Fronteira no dia 2 de Fevereiro. Este projecto tem como objectivo ligar o Porto da Beira e o vizinho Malawi; é sabido que mais de 80% de carga de e para o Malawi era usada pela linha de Cena e por esse ramal Dona-Ana Vila-Nova-da-Fronteira”, referiu Boaventura Mahave.

São 44 km de linha férrea até ao território malawiano. Os CFM investiram 30 milhões de dólares americanos para a reconstrução da linha. Com a ferrovia, cada vagão poderá carregar 82 toneladas, contra anteriores 66 e a velocidade de circulação passa dos anteriores 30 km/h para 60km/h. A carga a ser transportada por ano será de 30 milhões de toneladas.

“Nós já temos várias solicitações para fazer viagens comerciais até à fronteira com o Malawi e o impacto será muito grande para os agentes económicos e população em geral e para toda região austral que muito bem precisa desses corredores ferroviários e nós vamos ter aquele que é o consumidor final a ter os seus produtos e serviços a um preço acessível.”

Numa primeira fase, a operacionalização da linha de transporte ferroviário vai permitir a circulação de comboios de carga do Porto da Beira para Malawi e, posteriormente, a circulação de comboios de passageiros.

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