O País – A verdade como notícia

Moçambique diz hoje adeus a Azagaia

Já iniciou o velório público do músico Edson da Luz ou simplesmente Azagaia, no Paços do Município de Maputo.

Familiares, amigos, admiradores e curiosos velam o corpo do artista que se encontra em câmara ardente.

A urna contendo os restos mortais do rapper deixou a morgue do Hospital Central de Maputo em direcção ao Paços do Município de Maputo às 6 horas e 35 minutos.

A cerimónia religiosa está prevista para arrancar às 8 horas.

Além da liturgia, a cerimónia vai ser marcada por leitura de mensagens de condolências.

A cerimónia religiosa arrancou às 8h37 e foi orientada por Dom Dinis Sengulane, que revelou que foi quem baptizou Edson da Luz.

Nas mensagens, Azagaia foi lembrado como uma lenda, por isso mesmo nunca morrerá. Pelos colegas de trabalho, foi descrito como alguém que teve um grande papel nas suas vidas.

Para o Governo, representado pela ministra da Cultura e Turismo, Azagaia deu um grande contributo pelas artes e cultura nacionais.

Azagaia sobreviveu a uma das suas grandes batalhas, a cirurgia a um tumor, na Índia. Mas, no passado dia 9 de Março, não resistiu a um ataque de epilepsia, em sua casa, segundo explicou o seu tio.

Um dos momentos mais emocionantes do velório do rapper foi quando as duas filhas leram a mensagem fúnebre. Muthema e Winnie lembraram o pai como acto de fé.

Entre lágrimas e saudade, Rodhália Silvestre interpretou um número em homenagem ao rapper. E o resto foi a emoção que cada um expressou ou conteve.

Na parte exterior do Paços, foram montadas telas gigantes para que quem se aproximasse à Praça da Independência pudesse acompanhar a cerimónia que decorria no salão nobre do Município de Maputo.

Enquanto decorria a cerimónia, do lado de fora, ouviam-se músicas de Azagaia cantadas por amigos, fãs, seguidores e curiosos.

Finda a missa a urna contendo os restos mortais de Azagaia segue para o cemitério de Michafutene. O cortejo fúnebre vai passar pela Estrada Nacional Número 1.

Os restos mortais do músico vão hoje  a enterrar no cemitério de Michafutene.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos