A selecção nacional de Futsal vai disputar o acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de Futsal, Marrocos 2026, diante da Mauritânia, na segunda e última fase de qualificação, conforme ditou o sorteio realizado nesta quarta-feira, em Rabat. Os jogos das duas mãos realizam-se nos fins-de-semana de 3/4 e 7/8 de Fevereiro próximo.
A qualificação envolve dezoito selecções africanas e será disputada em duas rondas, apurando sete equipas que se juntarão ao anfitrião e tricampeão africano, Marrocos, na fase final da competição.
Moçambique e Mauritânia entram directamente na segunda e decisiva eliminatória, a ser disputada em duas mãos. A primeira mão está marcada para os dias 3 ou 4 de Fevereiro de 2026, na Mauritânia, enquanto a decisão do apuramento terá lugar em Maputo, na segunda mão, agendada para 7 ou 8 de Fevereiro.
Nesta ronda decisiva, os vencedores dos confrontos garantirão presença no CAN de Futsal Marrocos 2026. Para além do embate entre Mauritânia e Moçambique, o sorteio definiu ainda os duelos Gana-Zâmbia e Guiné-Argélia, que completam o quadro de selecções a lutar pelas vagas restantes.
A primeira ronda de qualificação, que decorre entre 23 e 28 de Janeiro de 2026, apurará as equipas que irão defrontar as selecções mais bem posicionadas no ranking mundial, nomeadamente Angola, Costa do Marfim, Egipto e Líbia, igualmente na segunda fase.
Com este enquadramento, Moçambique terá pela frente um duplo compromisso decisivo, com o objectivo claro de garantir a presença entre as melhores selecções africanas de futsal no maior palco continental.
A selecção nacional iniciou com os trabalhos de preparação nesta semana, sob comando do seleccionador nacional, Nadir Norotam, e teve como principal foco a preparação física dos jogadores que estiveram envolvidos no campeonato nacional da modalidade.
“Este primeiro treino é basicamente para nós reactivarmos aquilo que é a essência física dos atletas e preparar já aquilo que é a nossa ideia, o nosso padrão de jogo e, paulatinamente, treino a treino, irmos aperfeiçoando aquilo que precisamos, ter os atletas minimamente bem preparados, depois de uma paragem, praticamente, de duas semanas depois do campeonato nacional”, disse o seleccionador nacional de Futsal.
Nadir Norotam não escondeu as ambições do conjunto nacional, que passa necessariamente por garantir a qualificação para o CAN de Marrocos, independentemente das dificuldades dos seus adversários.
“Algumas selecções estiveram presentes no Campeonato Africano das Nações de 2024, algumas poderão estar presentes agora. Para nós, primeiro é pensar no adversário e trabalhar o nosso melhor para tentarmos qualificar acima de tudo e a todo o custo”, frisou.
Já os jogadores destacam o privilégio de representar a selecção nacional como a grande conquista das suas vidas, mas também assumem o desejo de garantir a qualificação à fase final do CAN.
Ziraldo António assegura que a experiência dos jogadores mais rodados será determinante para puxar pelos jogadores mais novos e que integram a selecção pela primeira vez.
“É um privilégio, é um presente do trabalho que tenho feito ao longo da época no campeonato. Há muitos atletas novos, e acredito que vamos estar bem entrosados, passar a nossa experiência para os mais novos”, destacou Ziraldo.
Já Heloso Monjane mostrou-se confiante no apuramento da selecção nacional de Futsal para o CAN de Marrocos, afirmando que a condição física do plantel continua a bom nível, apesar da paragem de duas semanas.
“Consoante aquilo que foram os jogos do ‘nacional’ no passado mês de Dezembro, acredito que ainda estamos rodados o suficiente para podermos treinar todos e darmos o melhor de nós, então acredito que será sempre gradual para podermos ver os resultados”, argumentou.
Moçambique tem como melhor registo no Campeonato Africano das Nações o terceiro lugar alcançado em 2016, na África do Sul, que lhe deu o direito de disputar, pela primeira e única vez, o Campeonato do Mundo da modalidade.
Eis a lista dos pré-selecionados por Nadir Norotam:
𝐋𝐢𝐠𝐚 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐩𝐮𝐭𝐨: Carlos Ombe Júnior, Marssad Chembene, Fernando Gil de Sousa, Xavier Márcio, Délcio Zandamela, Mauro Cossa e Valdo Aníbal
𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐝𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐚𝐥𝐭𝐨: Ivan Andrade e Taimo Reginaldo
𝐌𝐚𝐩𝐮𝐭𝐨 𝐅𝐮𝐭𝐬𝐚𝐥 𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞: Zaid Pananchande, ILoisio Paulo Monjane, Vasco Mahoesse, Idelson Benesse, Oseias dos Santos, Mário Jona e Amin Dale
𝐏𝐄𝐓𝐑𝐎𝐌𝐎𝐂 𝐅𝐂: André Mangue, Abílio Levessene, Ecan de Castro e Chume Júnior
𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐞 𝐗𝐢𝐜𝐨𝐦𝐨: Ziraldo António e Lineu Alberto Máquina
𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐅𝐞𝐫𝐫𝐨𝐯𝐢𝐚́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐍𝐚𝐦𝐩𝐮𝐥𝐚: Eugénio Mendes
𝐀. 𝐂𝐚𝐫𝐝𝐨𝐬𝐨 𝐅𝐂: Nélio José Ferrão
𝐄𝐕𝐎 𝐌𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚: Luís Almeida
𝐅.𝐒. 𝐑𝐢𝐩𝐨𝐥𝐥𝐞𝐭 (𝐄𝐬𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚): Ricardo Ferreira

