O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que Moçambique está criar fundos de gestão de calamidades como forma de reduzir os danos causados pelos desastres naturais.
“Um fundo de gestão para garantir a disponibilidade atempada e previsível de recursos para o reforço da capacidade nacional de prevenção, prontidão, operação, resposta e reconstrução pós calamidades”, disse Maleiane.
O ministro das finanças falava durante a abertura da reunião do conselho executivo do Centro Regional de Gestão de Desastres, sustentabilidade e resiliência urbana da África Austral. Adriano Maleiane partilhou a experiência moçambicana com os representantes de Malawi, Madagáscar e União das Comores, destacando o esforço de alinhar as políticas públicas centrais, aos planos locais.
O centro regional de gestão de desastres, sustentabilidade e resiliência urbana da África Austral existe desde 2013. A sede do centro será estabelecida em Moçambique, e um dos pontos altos da 5ª reunião com a duração de dois dias será a troca de presidência de Moçambique para a União das Comores.