O País – A verdade como notícia

Moçambique busca fundos para protecção da floresta do Miombo

Moçambique realiza, hoje, nos Estados Unidos um evento de busca de financiamento para investir na protecção da floresta do Miombo. O evento conta com a participação dos Presidentes do Malawi e Botswana. A visita de trabalho do Presidente da República tem, também, servido para várias audiências.

À margem dos grandes eventos das Nações Unidas, Filipe Nyusi dedicou o seu tempo para conceder audiências a figuras e dirigentes de diferentes instituições públicas e privadas.

Este domingo, reuniu-se, à porta fechada, com o ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, um país com o qual Moçambique reforçou a amizade nos últimos anos.  Recebeu também o secretário-geral do Conselho da Europa, com o qual foram abordados temas como a segurança cibernética.

“Temos uma boa relação com Moçambique no quadro da Convenção para o Combate ao Cibercrime e estamos a trabalhar para implementar e aumentar essa colaboração. Então, foi uma boa oportunidade para falar com o Presidente sobre a nossa nova convenção sobre a inteligência artificial, e acho que vamos colaborar nisso também”,  disse Alain Berset, secretário-geral do Conselho Europeu.

E porque Moçambique também leva a Nova Iorque a agenda da protecção do meio ambiente, Filipe Nyusi recebeu um grupo de especialistas e instituições com as quais o país trabalha na protecção da biodiversidade, com destaque para a floresta do Miombo.

“Parte da razão pela qual estamos aqui é para ser a voz daqueles que não podem vir por eles próprios, a terra, os oceanos e as árvores e para realmente destacar a importância e todas as razões pelas quais as pessoas devem cuidar do ambiente”, disse Sylvia Earle, bióloga do National Geographic.

Aliás, na noite desta segunda-feira, em Nova Iorque, madrugada de terça-feira, em Maputo, Moçambique realiza uma sessão de busca de financiamento junto de parceiros para a protecção da floresta do Miombo. O país lidera a iniciativa na África Austral e o encontro vai contar com a presença dos presidentes do Malawi e Botswana.

“O sentimento que nós temos é que há um compromisso, há um comprometimento (…) não só por acolher esta iniciativa de Moçambique, mas, particularmente, pelo facto de terem sido muito incisivos e decisivos no apoio e prestação desta iniciativa, olhando para o período em que se realizam essas duas reuniões. Esta foi em Abril, há menos de seis meses, e, agora, temos uma reunião, que é concreta, que é para eles nos dizerem qual é o financiamento que vai ser apresentado para esta iniciativa”, avançou Ivete Maibasse, ministra da Terra e Ambiente.

A iniciativa da protecção da floresta do Miombo está orçada em mais de 500 milhões de dólares, dos quais já existe garantia de mais de 150 milhões de financiamento, faltando o remanescente. O encontro desta segunda-feira poderá ser crucial.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos