Moçambique e São Tomé e Príncipe assinaram hoje, na Cidade de Maputo, um acordo sobre isenção de vistos para todos os passaportes, com vista a impulsionar a economia dos dois países e as relações de amizade.
O acordo foi rubricado pelas ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e sua homóloga são-tomense, Edite Ramos.
Para Macamo, o acordo vai dinamizar a cooperação económica e os laços com a população de São Tomé e Príncipe. “É um marco importante que vai impulsionar não só o relacionamento de familiares, mas também a área do turismo e as trocas comerciais.”
De acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe, o entendimento vai estimular os laços económicos e afectivos entre os povos dos dois países. “Aquilo que nos une tem uma natureza histórica e, sobretudo, a vontade de cada vez mais aproximar os nossos povos.”
Moçambique e São Tomé e Príncipe fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os dois povos impulsionam as relações históricas e somam a mesma idade de independência.