O Ministério da Saúde realizou, hoje, a V Reunião do Comité Nacional de Qualidade e Humanização. O evento tinha por objectivo avaliar a forma como os utentes as unidades sanitárias são tratados e disseminar as boas práticas que são realizadas no âmbito da humanização dos serviços de saúde. A ministra da Saúde, Nazira Abdula, reconhece que ainda há muito trabalho por realizar.
Nazira Abdula diz que há necessidade de se melhorar a coordenação e comunicação entre os diferentes intervenientes no sector da saúde com vista a melhorar a qualidade dos serviços que são prestados à população.
Na reunião, foi lançada a segunda Estratégia Nacional para a Melhoria da Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde 2017-2023. A estratégia define como meta “Fortalecer a implementação do sistema da qualidade e humanização nas Unidades Sanitárias do Serviço Nacional de Saúde”.
Os parceiros de cooperação do MISAU recomendaram que o ministério melhore a gestão financeira.
O Ministério da Saúde iniciou em 2004 implementar o atendimento humanizado, e em 2011 foi lançada a primeira estratégia nacional para a melhoria da qualidade e humanização.