Mais 69 pessoas testaram positivo para o novo Coronavírus em Moçambique e outras 49 estão recuperadas, o que eleva o cumulativo para 15.770 e 13.778 (87.4%), respectivamente, segundo o Ministério da Saúde (MISAU).
Dos 69 pacientes diagnosticados com COVID-19, 67 são moçambicanos, um é sul-africano e a nacionalidade do outro ainda está por apurar, refere um comunicado enviado ao “O País”.
Sobre os 49 recuperados, anunciados esta terça-feira, 21 são da província da Zambézia, 13 de Gaza, sete de Tete, igual número da província de Manica e um em Inhambane.
Nos centros de isolamento para pessoas com COVID-19 e em alguns hospitais, 44 pessoas continuam acamadas, num total de 622 já registadas desde o anúncio do primeiro caso da doença no país. Os pacientes padecem de várias “patologias crónicas, sendo as mais frequentes a hipertensão arterial e as diabetes”.
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Luta contra SIDA. Sobre a data, as autoridades da Saúde renovaram o apelo para a observância rigorosa das medidas de prevenção do novo Coronavírus, principalmente nas pessoas com o vírus, pelo facto de estas pertencerem ao grupo de risco.
“As pessoas que sofrem de HIV/SIDA devem continuar a ir à unidade sanitária buscar os seus medicamentos e tomá-los à mesma hora, todos os dias, para evitar que haja uma descompensação na sua saúde e diminuição da sua imunidade, tornando fácil a infecção pelo novo Coronavírus”, lê-se na nota do MISAU.
Moçambique mantém 131 mortes por COVID-19 e 1.857 casos activos.