O País – A verdade como notícia

MINEDH diz que livro escolar da 2ª classe já está a ser entregue às escolas

Foto: O País

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano garante que os livros da segunda classe já estão a ser distribuídos em todas as escolas do país. A novidade foi anunciada hoje por Carmelita Namashulua após ser questionada pela imprensa.

Apesar da ministra da educação estar “cansada” de ter de sempre ouvir e responder às questões dos jornalistas sobre os livros escolares da segunda classe, os jornalistas uma vez mais insistiram e obtiveram respostas positivas.

Faltando menos de duas semanas para o fim do segundo trimestre, a ministra finalmente diz que já começou a distribuição do livro nas escolas.

“Nós vos dissemos para ir ao Ministério, foram ao Ministério, dissemos que os livros já estão no terreno e já estão a ser distribuídos, é só isso, a resposta é essa”.

Diferente da última vez que se terá dito apenas que os livros estão no país, desta a ministra repetiu e corrigiu “os livros estão a ser distribuídos”, assegurou pediu, igualmente, que a directora provincial da Educação em Maputo testemunhasse.

Carmelita Namashulua foi interpelada à saída da cerimónia de doação de 250 kits de estudantes aos alunos da Escola Primária Avante, no distrito da Moamba, província de Maputo, oferecidos pela comunidade Muçulmana Shia Ismaili.

A oferta que vem no quadro do Dia Mundial do Ismaili Civic, celebrado a 21 de Setembro, cujas actividades de celebração iniciaram em Agosto corrente em 32 países do mundo.

Munir Amirali, representante da ismaili civic, diz que a ideia principal é potenciar o crescimento dos petizes. “Esperamos que esta iniciativa eleve a autoestima das crianças dos alunos beneficiados”, disse.

E, as crianças agradecem o gesto “agradecemos muito pela oferta que será muito útil no nosso dia a dia”pelo gesto, disse a aluna, Yolanda Fundzamo.

Já os encarregados de educação aproveitaram a ocasião para falar dos desafios enfrentados. Nós gostaríamos que a escola crescesse cada vez mais. A principal preocupação do conselho, assim como da comunidade, é a situação da distância percorrida pelas nossas crianças que percorrem 14 quilómetros para fazer o ensino secundário, duas vezes por dia”, disse Estevão Pedro, Presidente do Conselho de Escola.

Em resposta, a ministra, sem avançar datas, confortou os pais em dizer que há possibilidade de a escola abranger classes do ensino secundário.

Iniciamos com as classes iniciais da primeira e temos a sétima classe e quem lá sabe se termos a oitava e a nona classe, de modo a reduzirmos essas distâncias que os pais do conselho de escola disseram.

Para além destes 250 kits, a Comunidade Ismaili Civic entregou, em Março deste ano, 20 mil carteiras para 172 escolas através da rede Aga Khan .

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos