O País – A verdade como notícia

Militares devem celebrar o Dia das Forças Armadas com foco na eliminação do terrorismo

Foto – O País

O ministro da Defesa Nacional apela aos militares para não perderem foco no combate ao terrorismo. Cristóvão Chume falava durante o lançamento da Semana das Forças Armadas, que vai terminar com as festividades do dia 25 de Setembro.

O ministro da Defesa, Cristóvão Chume, procedeu, esta quarta-feira, ao lançamento da semana comemorativa alusiva aos 58 anos da existência das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). À semelhança dos últimos quatro anos, as FADM celebram o seu aniversário no contexto de ataques terroristas, pelo que o dirigente apela que “celebremos sem nos distrairmos da missão principal, urgente e imediata a nós imposta que é a de eliminarmos este fenómeno (terrorismo), por forma a continuarmos a trilharmos o caminho do desenvolvimento”.

Para a semana comemorativa, estão agendados eventos que vão servir para aproximar os militares às comunidades, tais como feiras de saúde, pinturas de paredes em algumas escolas e outras actividades que possam fortalecer os laços entre os militares e a comunidade.

Além disso, Chume quer que os jovens adiram à vida militar, não como última opção, mas como profissão e movidos pelo desejo de defender a pátria.

“Colocarão como prioridade a projecção da imagem, junto da sociedade, através da publicação nos diversos meios de comunicação e informação, das acções de bravura nos teatros operacionais das actividades de assistência humanitárias, assim como do aprumo dos militares, como forma de atrair mais jovens a ajuntarem-se às nossas fileiras, não como alternativa, mas como profissão primária nas suas escolhas, movidos pelo desejo de defender a nação”, explicou Chume.

Os 58 anos da existência das Forças Armadas de Defesa de Moçambique coincidem com os da Luta de Libertação Nacional.

Em 1964, guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique invadiram o Posto Administrativo de Chai, na província de Cabo Delgado, lançando a sua primeira ofensiva contra as forças militares coloniais, dando, assim, início à luta pela independência do país.

Este ano, o lema que vai guiar as comemorações do 25 de Setembro é “Forças Armadas de Defesa de Moçambique firmes na defesa e segurança territorial do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos