O País – A verdade como notícia

Miguel Guambe para fazer milagre na selecção de basquetebol

Miguel Guambe foi apresentado como novo seleccionador nacional de basquetebol senior masculino, que vai disputar a terceira janela de qualificação à fase final do Afrobasket, em 2021.

A Federação Moçambicana de Basquetebol não quis perder tempo, depois da saída de Milagre Macome do comando da selecção nacional de basquetebol masculina. Foi resgatar Miguel Guambe, um dos treinadores mais conceituados do basquetebol moçambicano para conduzir o conjunto nacional na Terceira Janela de qualificação ao Afrobasket e esta segunda-feira foi apresentado.

Guambe já tem um foco na frente dos destinos da selecção nacional e esse foco passa por qualificar o combinado nacional à fase final do Afrobasket. “Nós assumimos com um foco de apresentar uma equipa mais condigna possível e conseguirmos a qualificação”, assumiu perante a direcção da federação Moçambicana de Basquetebol e jornalista.

E para que este foco se concretize é preciso uma boa preparação, dai que a equipa técnica esteja a prever realizar 24 treinos colectivos e outros tantos individuais, mas espera que o torneio Nutrição, que vai arrancar a 8 de Janeiro, possa ajudar na performance dos jogadores.

“Acreditamos que com os jogos que vão fazer neste torneio, cada jogador vai realizar entre oito a nove jogos e isso vai ajudar na preparação”, espera Miguel Guambe que acrescentou ainda que “na ponta final da nossa preparação iremos fazer alguns jogos de controlo com equipas locais”, tendo em conta que estarão já em actividades.

Guambe diz que já avaliou as fragilidades dos jogadores nacionais na janela de Kigali, bem como as vantagens dos adversários, entretanto diz que “não queremos olhar para nenhum adversário em particular e a ideia é jogar melhor com qualquer um dos três adversários”, até porque o combinado nacional precisa vencer, pelo menos, um jogo, para garantir a qualificação à fase final da maior competição de basquetebol sénior masculina do continente.

A selecção inicia a sua preparação esta quarta-feira e Miguel Guambe chamou 24 jogadores que actuam em clubes moçambicanos e no estrangeiro.

Recorde-se que Moçambique disputa o apuramento para o Afrobasket com Senegal, Angola e Quénia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos