O País – A verdade como notícia

Mambinhas sub-23 recebem sábado Ilhas Maurícias no ENZ

A selecção nacional de futebol sub-23, Mambinhas, defronta, sábado, às 15h00, a sua similar das Ilhas Maurícias em desafio da 1ª mão da pré-eliminatória de acesso ao Campeonato Africano da categoria, competição a realizar-se em Junho de 2023 no Marrocos.

Entre dizeres de “vai-se jogar” e “está adiado”, os Mambinhas viram-se esta semana mergulhados num mar de incertezas quanto a sua estreia na etapa de apuramento ao Campeonato Africano. Na quarta-feira, finalmente, deram início a sua preparação numa corrida contra o relógio da equipa técnica comandada por Chiquinho Conde para montar a estratégia a adoptar na recepção aos ilhéus no Estádio Nacional do Zimpeto.

Aliás, devido as incertezas, somente 14 dos 23 jogadores convocados por Chiquinho Conde deram início a preparação para esta partida que marca o arranque da corrida aos Jogos Olímpicos, uma vez que os representantes africanos no torneio de futebol do maior evento desportivo do planeta sairão do CAN sub-23.

Os restantes jogadores que actuam no estrangeiro eram esperados ontem para completarem a estrutura que Chiquinho Conde pretende para atacar esta frente.

Seja como for, e longe de questões burocráticas, os Mambinhas estão apenas focados em alcançar um bom resultado diante das Ilhas Maurícias.

É neste sentido que irão procurar entrar pressionantes, criando dificuldades ao seu adversário na perspectiva de construírem uma vantagem que se lhes permita abordar o jogo da 2ª mão com algum conforto.

Mas há que ter algumas cautelas defensivas, até porque não é conhecido o real valor das Ilhas Maurícias que se pode apresentar no Estádio Nacional do Zimpeto com uma equipa competitiva.

As Ilhas Maurícias, segundo deu a conhecer a Federação Moçambicana de Futebol, deve chegar ao país dividida em dois grupos dadas as dificuldades de ligação entre Maputo e a capital daquele país.

Os Mambinhas sub-23 estiveram envolvidos pela última vez numa eliminatória de acesso ao CAN da categoria em 2019, tendo sido eliminados pelo Zimbabwe na 2ª eliminatória, com agregado de 2-0, resultado alcançado em Harare, depois do nulo no Zimpeto.

Ano passado, os Mambinhas sub-23 estiveram em acção, a representar os Mambas, no torneio Cosafa, prova na qual terminaram em quarto lugar.

Para estas eliminatórias, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, lamentou o facto de não se ter dado continuidade à selecção dos Sub-20, que, sob comando de Dário Monteiro, conquistou a Taça COSAFA. Conde entende que, se se tivesse dado continuidade, a selecção Sub-23 sairia reforçada e que, acima de tudo, não haveria necessidade de se recorrer aos jogadores da equipa principal.

Por isso mesmo, o técnico vê-se na obrigação de apostar em jogadores estrangeiros que actuam em vários clubes portugueses, alguns deles nas camadas de formação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos