O País – A verdade como notícia

“Locomotivas” do Chiveve passeiam a classe frente à Liga Desportiva de Sofala

Fotos: O País

O Ferroviário da Beira passeou a sua classe, este domingo, na fase provincial da Taça de Moçambique, ao golear a Liga Desportiva de Sofala por claros 7-0, garantindo, assim, presença nas meias-finais da prova, ao nível da província de Sofala.

Ling, que recentemente esteve ao serviço dos Mambas pela primeira vez, abriu as hostilidades aos 30 minutos para os “locomotivas” de Chiveve, que aumentaram a contagem, três minutos depois, por Maré, outro jogador que esteve às ordens de Chiquinho Conde na pré-convocatória.

Jafete fez os 3-0 ainda na primeira parte, e os restantes golos foram somente na segunda parte. Jafete bisou a abrir a etapa complementar, antes da Liga Desportiva de Sofala reduzir a desvantagem para 4-1.

O adversário dos “locomotivas” da Beira não tinha espaço de reacção, até porque Wedson Nyurenda aproveitou a oportunidade para rodar a equipa, beneficiando-se da paragem do Moçambola para os jogos dos Mambas. Ibraimo aumentou para 5-1, antes de Neo dar a mão cheia de golos aos 90 minutos.

Jafete fechou a contagem com hat-trick aos 93 minutos, resultado que mostrou a diferença de ritmo entre as duas equipas e qualificou os “locomotivas” de Chiveve para a fase seguinte da Taça de Moçambique.

O Têxtil de Púnguè, por seu turno, não teve meias medidas e derrotou a Juventus FC de Muchunguè por três bolas sem concorrência, juntando-se ao Ferroviário da Beira na fase seguinte da prova.

Quem também está nas meias-finais da prova é o Estrela Vermelha de Sofala, que recebeu e derrotou o FC da Beira por duas bolas a uma.

O sorteio das meias-finais será realizado ao longo da semana e vai ditar apenas um jogo, com a terceira equipa a ficar isenta e a garantir passagem para a final, em virtude do número ímpar de equipas que disputaram a prova.

 

“HIDROCARBONETOS” SOFREM MAS PASSAM PARA FINAL PROVINCIAL

Na província de Inhambane, houve muita disputa pela final da fase provincial da Taça de Moçambique. A Associação Desportiva de Vilankulo teve que suar as estopinhas para garantir presença na final, diante do Temusa Costa do Sol da Massinga.

No tempo regulamentar, as duas equipas terminaram empatadas a um golo e houve necessidade de ir à marca das grandes penalidades, aonde os “hidrocarbonetos” acabaram por se superiorizar por 4-1, com o guarda-redes da turma de Vilankulo a defender dois penaltis.

O Ferroviário de Inhambane vai ser o adversário da Associação Desportiva de Vilankulo na final provincial, que se realiza sábado, no campo de Muelé. Os “locomotivas” da terra da boa gente qualificaram-se após derrotarem o Morrumbene FC por duas bolas a uma.

Carlitos apontou os dois golos da turma “locomotiva”, um em cada parte do jogo, a fazer revira-volta no marcador, altura em que o Morrumbene vencia à tangente, com golo de Roboroi aos 16 minutos.

O avançado do Ferroviário de Inhambane empatou aos 42 minutos e deu a cambalhota já na segunda parte.

Recorde-se que, para a supertaça provincial deste ano, o Ferroviário de Inhambane venceu a Associação Desportiva de Vilankulo por uma bola sem resposta, com golo Nwite a dar o primeiro troféu aos “locomotivas” nesta temporada.

Já na província de Manica, onde também se disputaram as meias-finais da Taça de Moçambique, o Textáfrica de Chimoio acabou por vencer o Concelho Autárquico da mesma cidade por uma bola sem resposta, garantindo presença na final.

O adversário dos “fabris” do planalto é o FC da Soalpo, que venceu o Mini Mundo de Inchope.

Nas restantes províncias, à excepção da Zambézia, onde já se conhece o vencedor provincial e representante local, ainda não se tem datas para a realização das fases seguintes para se encontrar os representantes que, em Julho próximo, vão disputar a fase regional da segunda maior competição futebolística do país.

 

FERROVIÁRIO DE NAMPULA CONQUISTA “PROVINCIAL”

Em Nampula, jogou-se, este sábado, para a final do Campeonato Provincial, que não tinha sido disputada devido término tardio da prova e ao início do Moçambola em Maio passado.

O Ferroviário de Nampula recebeu o seu homónimo de Nacala, as duas equipas representam a província no Moçambola 2022. Num jogo emotivo, onde as duas equipas procuravam vencer para ganhar mais motivação para a retoma do Moçambola, a equipa da capital acabou por se sair vitoriosa, por uma bola sem resposta, conquistando o Torneio Provincial de Nampula.

Ussama acabou por ser o autor do único golo da partida, num remate de belo efeito, a dar alegria e festa aos “axinenes”, que assim conquistam o segundo título, depois da conquista da supertaça provincial.

Aliás, o Ferroviário de Nampula tinha vencido, também, o Torneio dos CFM, numa prova que contou com os Ferroviários de Nacala, Beira e Lichinga.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos