O País – A verdade como notícia

Mambinhas perdem em casa e comprometem a eliminatória

A selecção nacional de futebol Sub-23 perdeu diante do Gana, por duas bolas a uma, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória de acesso ao campeonato africano da categoria, cuja fase final será realizada no próximo ano, em Marrocos.

O combinado nacional entrou com pé esquerdo na segunda eliminatória de acesso ao CAN da categoria. Mesmo jogando em casa diante do seu público, o conjunto de Chiquinho Conde não teve argumentos para contrariar a poderosa selecção do Gana. Tímidos e receosos, os Mambinhas entregaram a iniciativa do jogo aos ganeses, que, mesmo assim, não conseguiam chegar com perigo à baliza à guarda de Kimiss Zavala.

Coube a Moçambique a primeira oportunidade de golo, através do atacante Pinho, que surgiu na grande área a cabecear, porém sem a intensidade necessária. Nada que assustasse os “Black Stars”, que jogando, no limite do erro do adversário, iam tentando criar “crateras” na zona mais recuada dos Mambinhas. A primeira parte terminou sem abertura de contagem.

Tal como na primeira, na segunda, o Gana entrou a mandar, desta feita encostando os Mambinhas às cordas. Como resultado disso, a equipa orientada por Ibrahim Tanko chegou ao golo, por intermédio de Daniel, na conversão de uma grande penalidade a castigar uma falta de Foia na grande área. Revés para os Mambinhas, que face ao golo ficaram desnorteados.

Ainda assim, Gianluca respondeu com um livre bem executado, mas com o remate a “morrer” nas mãos do guardião ganês. E como quem não marca arrisca-se a sofrer, o Gana chegou ao segundo golo, mais uma vez por intermédio de Daniel na conversão de uma grande penalidade.

Tudo ficava cada vez mais complicado para os Mambinhas. Em mais um momento de inspiração de Gianluca na conversão de um livre o seu remate foi devolvido pelo travessão. Na recarga, Danilo teve o discernimento necessário para marcar. Os Mambinhas acordaram, imprimindo uma nova dinâmica no jogo.

Já com a entrada de Danilo, o jogo do combinado nacional melhorou substancialmente, mormente no sector mais avançado. Apesar desse ascendente, o conjunto nacional não conseguiu chegar a um empate, muito por culpa da sua ineficácia no capítulo da finalização.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos