O País – A verdade como notícia

Mambinhas intensificam “operação Gana”

Fotos: O País

A selecção nacional Sub-23 está a intensificar a preparação com vista ao embate deste domingo diante do Gana, inserido na primeira mão da segunda eliminatória de acesso ao campeonato africano da categoria, cuja fase final vai ter lugar em Marrocos, no próximo ano.

Após suplantarem as Maurícias na primeira eliminatória, tendo vencido no conjunto das duas mão, por 3-0 e 2-1, respectivamente, os Mambinhas afinam as suas baterias para o jogo deste domingo contra o Gana, selecção com uma enorme tradição nas competições de base.

Com o todo esquadrão a seu dispor, Chinquinho Conde já trabalha pensando justamente em obter um resultado satisfatório em casa e que lhe permitirá encarar o jogo da segunda mão com alguma tranquilidade.

Para atacar a eliminatória contra os “black stars”, o técnico moçambicano voltou a apostar nos mesmos jogadores que disputaram a primeira eliminatória, ainda que com a inclusão de novas unidades.

Nas sessões de treino até aqui realizadas, Chiquinho Conde incidiu o seu trabalho nos aspectos técnico-tácticos, sobretudo no que diz respeito à componente da finalização, tendo em conta garantir que a sua equipa seja mais eficaz.

Aliás, no jogo da primeira mão da primeira eliminatória contra as Maurícias os Mambinhas, apesar de terem ganho a partida, denotaram ineficácia no capítulo da finalização, tendo, por isso, desperdiçado muitas oportunidades.

Além do capítulo da finalização, o timoneiro dos Mambinhas tem centrado as suas atenções nas transições meio-campo/ataque, em que exige mais velocidade dos seus jogadores, sobretudo nos contra-ataques.

Apesar de reconhecer a qualidade do adversário, o combinado nacional acredita que é possível alcançar um resultado positivo em casa. Os jogadores estão conscientes de que para tal precisam trabalhar muito, facto que têm vindo a fazer desde o arranque da preparação para este embate.

O plano de preparação para o jogo contra o Gana tem obedecido algumas sessões de treino bidiários. Sendo o período de preparação curto, Chiquinho Conde pretende com essa medida garantir que os jogadores assimilem os processos do jogo.

 

SELECCIONADOR NACIONAL NÃO CONHECE GANA

Chiquinho Conde diz que quer explorar conhecimento e capacidade dos jogadores para ultrapassar seu adversário deste fim-de-semana na caminhada rumo ao CAN de Marrocos em sub-23.

Para o seleccionador nacional há muita qualidade nos jogadores, mas há necessidade de se fazer correcções nos aspectos técnicos-tácticos para que tudo seja perfeito diante do Gana.

Sem conhecer o real valor do adversário, Chiquinho Conde diz que a fórmula é “obrigar que o Gana dance a música que colocarmos para tocar”. E mais: “vamos pressionar porque não temos nada a perder e aproveitar a pujança dos jogadores para implementar a nossa ideia. Temos pouca informação sobre o Gana e por isso vamos trabalhar mais sobre aquilo que é a nossa ideia”.

A ideia de jogo para Conde é “jogar de pé para pé, fazer marcações e transições. Mas mais importante é dar liberdade para os jogadores poderem fazer o que mais gostam de fazer, que marquem golos e que desfrutem. Se não tivermos a bola é tentarmos recuperar o mais rápido possível, pressioná-los lá em cima e a forma como pressionamos é o que vamos trabalhar aqui, para que eles possam divertir com a bola e correr menos atrás deles”.

Certo de que não será fácil ultrapassar o Gana, que é uma potência, Chiquinho Conde assume que “é esta oportunidade que eles tem se serem felizes, mas sempre a respeitarem o adversário porque não somos os melhores do mundo e nem um pouco mais ou menos e se respeitarmos o adversário estaremos mais próximos de ganhar”.

O seleccionador nacional lamenta a ausência de jogadores que podiam ser uma mais-valia para o conjunto nacional, casos de Geny Catamo, que está lesionado, mas diz confiar nos jogadores que foram convocados para esta empreitada, casos dos Mambinhas que estiveram no Cosafa sub-20.

“Eles vão conquistar seu espaço porque estão a fazer a sua caminhada e obviamente que vão ter a sua oportunidade até na selecção A. Infelizmente alguns não tem sido activos nos seus clubes por opção dos seus treinadores e isso vai ajudar nessa transição que deve ser paulatina”, disse Conde, realçando alguns que fazem parte das camadas de formação que tem tudo para darem certo na selecção principal, alertando que devem iniciar na selecção olímpica.

Os Mambinhas sub-23 jogam este domingo no Estádio Nacional do Zimpeto, a partir das 15h00 e contam para a primeira mão da segunda eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações, que terá lugar no Marrocos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos