A selecção nacional de futebol, os Mambas, retomou a sua preparação com vista à participação no CAN 2023, depois da paralisação ocorrida desde o passado domingo. A partir desta terça-feira, vão efectuar treinos bi-diários até à partida para Abidjan, Costa do Marfim
Depois da tempestade vem a bonança. Dois dias sem treinos, no primeiro deles devido à greve dos jogadores por conta das reclamações em relação ao estado do campo de treinos e por não terem recebido os valores de ajuda de custo por parte da Federação Moçambicana de Futebol.
Depois da dispensa para dar lugar à celebração do primeiro dia do ano, esta terça-feira, os Mambas regressaram ao trabalho, priorizando, no período matinal, o ginásio, para descontração dos músculos.
Durante a quadra festiva, houve a integração de mais um jogador, Edmilson Dove, do Cape Town da África do Sul, que teve um jogo no domingo passado. Faltam chegar ao estágio, esta quarta-feira, na vizinha África do Sul, os quatro jogadores que actuam em Portugal, nomeadamente Geny Catamo, Bruno Langa, Ricardo Guimarães e Witiness Quembo.
Sob ponto de vista médico, o boletim clínico dos Mambas indica que todos os 19 jogadores presentes no estágio estão em condições para dar o seu máximo pela selecção nacional.
O estágio dos Mambas termina a 09 de Janeiro, dia em que o combinado nacional segue viagem para Abidjan, onde estará instalada durante o CAN 2023. Dia 06 de Janeiro tem jogo marcado com o Lesotho.
Espera-se ainda pela realização de mais dois jogos de controlo, sendo um diante do Botswana, a 08 de Janeiro, na África do Sul, antes da partida para Abidjan, e outro já em solo costa-marfinense, antes do arranque da competição, sem confirmação do adversário.
Moçambique inicia a fase final do CAN 2023 a 14 de Janeiro diante do Egipto, para cinco dias depois defrontar Cabo Verde, ambos os jogos no Estádio Félix Houphouet- Boingny, em Abidjan, sendo que, na terceira jornada, deverá jogar no Estádio Olímpico Alassane Ouattara, também localizado na capital costa-marfinense, diante do Gana, a 22 de Janeiro.