O País – A verdade como notícia

Estacionamento rotativo continua a gerar menos receitas para os cofres do Município de Maputo

Foto: O País

O Sistema Digital de Estacionamento Rotativo, introduzido em 2021 pelo Município de Maputo, continua a gerar menos receitas do que o esperado. De uma média de 250 milhões de meticais estimados por ano, apenas 150 chegam aos cofres da edilidade.

A maior parte das avenidas da Cidade de Maputo estão assim, abrangidas pelo estacionamento rotativo, há placas e separadores que indicam que nesta zona o estacionamento é remunerado.

São dez meticais por hora, sessenta por dia e novecentos e vinte por mês, tudo feito de forma digital.

Mas, nem tudo corre como planeado, segundo o Conselho Municipal de Maputo, dois anos depois, os munícipes estão longe de cumprir com a postura municipal.

Apesar de detectadas as viaturas que não pagam o estacionamento, a empresa municipal de mobilidade ainda enfrenta dificuldades para aplicar as multas.

João Ruas diz que a melhoria da mobilidade depende da mudança do comportamento dos munícipes.

Tudo isso continua uma expectativa, o certo é que o que vai aos cofres do Município é muito menos e se a situação permanecer, a edilidade vai continuar sem dinheiro e os problemas como os buracos nas estradas, vão ser difíceis de sanar. Enquanto isso, a edilidade vai buscando novas soluções com a construção de silos para o estacionamento como este.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos