O País – A verdade como notícia

Mambas testam-se hoje com o Gana

A selecção nacional de futebol defronta, hoje, 10 de Janeiro, o Gana em jogo de controlo tendo em vista o CHAN 2022, prova que vai decorrer na Argélia.

É o derradeiro teste antes da estreia no CHAN 2022. Os Mambas defrontam, hoje, o Gana no último jogo de controlo antes de medirem forças a 14 de Janeiro com Etiópia, primeiro adversário no grupo “A” do Campeonato Africano de futebol reservado aos atletas que evoluem nos respectivos campeonatos nacionais. É uma partida que servirá para o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, ensaiar alguns aspectos táctico-técnicos que tem estado a montar nos Mambas.

Mais: o técnico terá a oportunidade de tirar algumas ilações do nível de assimilação dos atletas aos processos que está a introduzir na equipa e que pretende que sejam implementados nesta prova. A começar, claro, pela Etiópia que apresenta uma estrutura compacta e cujo grupo de trabalho joga junto há já bastante tempo.

“No dia 10, teremos o nosso último jogo com o Gana e aí temos que tirar todas as ilações. O primeiro jogo foi um bom treino, um jogo agressivo disputado com uma equipa que está no terceiro lugar no campeonato da Argélia. É uma equipa bem organizada e jovem. Foi bom para pôr à prova algumas das nossas fragilidades”, destacou o seleccionador nacional de futebol. Conde refere ainda que, “com o vídeo do jogo, poderemos analisar conjuntamente e depois analisar alguns aspectos.”

No primeiro teste, os Mambas perderam, sexta-feira passada, diante do USM Argel por 3-1, numa partida em que Melque foi o autor do tento solitário do combinado nacional. Benhouwa (9’), Gacem (73’) e Mbawma Victor (76’) foram os autores dos golos da equipa argelina que já conquistou oito campeonatos locais.

Depois, no domingo, a selecção nacional de futebol goleou o Paradou AC por 4-0. Lau King bisou na partida, sendo que os restantes golos foram da autoria de Kito e Nelson.

“Houve coisas boas, a equipa soube jogar a espaços pressionantes na primeira fase de construção do adversário. Precisamos de ter mais confiança no nosso processo de construção na nossa transição defesa-ataque, em que estamos ainda hesitantes. Este jogo serviu para tirarmos algumas boas e más ilações da forma de jogar da equipa”, analisou Chiquinho Conde.

O primeiro adversário dos Mambas no CHAN 2022, a Etiópia, perdeu sexta-feira última com o Marrocos por uma bola a zero em jogo de preparação.

Já a Líbia, igualmente inserida no grupo A, perdeu com a República Democrática do Congo por três bolas a zero.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos