A seleção nacional de Futebol de Moçambique subiu 5 lugares no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira. Os Mambas entraram para o Top 100 da maior entidade do futebol mundial, pela primeira vez nos últimos seis anos. O conjunto de resultados positivos nos últimos jogos contribuiu para a subida do combinado nacional no ranking da FIFA.
O empate a uma bola diante do Mali e a vitória por 2-1 diante da Guiné-Bissau, em partidas de qualificação para o CAN 2025, que terá lugar em Marrocos, contribuíram para a subida no ranking da FIFA.
Com esta subida, Moçambique volta a constar no top 100 da FIFA, pela primeira vez este ano, somando agora 1226,03 pontos, contra os 1208,87 pontos da última actualização do mês passado, em que estava na posição 104.
Os Mambas podem ver esta posição melhorar caso vençam os próximos jogos diante do Eswatini, que é um oponente teoricamente mais acessível, segundo disse o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, no final do jogo diante da Guiné-Bissau.
Apesar desta subida, os Mambas ainda estão longe da sua melhor classificação alcançada em 1997, quando ocuparam a posição 66. A última vez que Moçambique esteve no Top 100 foi em Julho de 2017, quando chegou à posição 97.
Ao nível do continente africano, Moçambique é a 22ª melhor selecção.
Marrocos, selecção que se destacou no último mundial de futebol, é a selecção africana melhor cotada no ranking da FIFA com 1676 pontos, estando na 14ª posição no ranking mundial, seguido do Senegal, que desceu dois lugares e está na 21ª posição, enquanto Egipto é 31ª colocada.
No que tange aos países de língua portuguesa, Brasil e Portugal continuam no Top 10, nomeadamente na 5ª e 8ª posições, mantendo os seus lugares anteriores. Cabo Verde é o mais bem cotado entre os PALOP, ocupando a posição 65 do ranking da FIFA com 1379 pontos, seguido de Angola, que também subiu cinco posições e está na 85ª posição.
O ranking geral da FIFA continua a ser liderado pela Argentina. Campeã do mundo, vencedora da Copa América e actual líder da fase qualificação para o campeonato do mundo de 2026 pela zona sul americana, soma 1889,2 pontos. O Top 3 tem ainda a França, atual vice-campeã mundial, e Espanha, campeã europeia de futebol.