O País – A verdade como notícia

Mambas prontos para “picarem nas Águias” do Mali

Foto: CAF

O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, diz que os Mambas devem ser pragmáticos para vencerem o jogo desta sexta-feira, diante do Mali. Conde diz estar preocupado com a situação de Dominguez, que é uma dúvida para o jogo desta noite.

Início de uma nova campanha de qualificação a uma fase final de um CAN, agora com a caminhada rumo ao Marrocos. Mali é o primeiro adversário, candidato principal a vencer o grupo. Nada que intimide Chiquinho Conde, que tem a fórmula para obter um bom resultado.

“Temos de ser pragmáticos. Pragmatismo é isso, é a experiência que nós temos ao longo desse percurso de qualificação. Jogar fora com a selecção cabeça de série, a favorita do nosso grupo, respeitando sempre, mas sempre esperando, na esperança de nós fazermos um golo e gerirmos essa situação melhor, em função daquilo que também temos disponível.A equipa do Mali é forte, vimos um pouco nos Jogos Olímpicos, ainda jovens, porque essa mudança do treinador também fez com que alguns jogadores jovens viessem a ser inseridos neste grupo de trabalho do Mali. A estratégia poderá ser diferente, mas o mais importante para nós é não fugirmos daquilo que é a nossa ideia de jogo”, disse o técnico. 

Por isso, Conde diz que: “vamos ter serenidade e vamos ver qual é a melhor estratégia para o jogo”.

Mas não será fácil. Se já não tinha Clésio e Alfonso por não estarem a competir, e Witi, convocado, mas com problemas administrativos, agora é Dominguez a maior preocupação. Há que fazer magia.

“Infelizmente, há alguns percalços relativamente à situação física e clínica do nosso capitão, Dominguez. Já veio com algumas queixas dos adutores e não sei se vai recuperar até lá. É um dos contratempos que iremos ter para além do Witi, que infelizmente não está neste grupo de trabalho. Infelizmente tem sido recorrente, é uma situação a lamentar”, considerou Chiquinho Conde.

Face a estas adversidades, Conde diz que cabe a ele gerir o que tem para engendrar o melhor onze, a melhor estratégia para que os Mambas consigam sair de Bamako com um bom resultado. 

Sobre o estado do relvado e as condições para o jogo desta noite, Conde mostra-se satisfeito e esperançado.

“Aparentemente é um relvado bom, segundo os jogadores parece-me ligeiramente pesado, mas acho que estão reunidas as condições para nós fazermos um bom jogo”, disse, destacando ainda os aspectos climáticos como  uma benção: “está um tempo chuvoso, acho que amanhã (hoje) irá estar assim mesmo. São os deuses a abençoarem-nos. Espero que isso se concretize amanhã (hoje)”.

Mali e Moçambique defrontam-se pela quarta vez na história, sendo que nas duas anteriores ocasiões as Águias venceram dois jogos (2-1 na qualificação ao CAN-96, 2-1 no CHAN-2024), enquanto os Mambas venceram um jogo (1-0, na qualificação ao CAN-96). Este será o jogo do tira-teima, com os Mambas a procura de uma vitória que empate as estatísticas, mas também que permita um bom arranque nesta campanha.

O embate acontece no Estádio 26 de Março, em Bamako, quando forem 21h de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos