O País – A verdade como notícia

Mambas iniciam amanhã preparação para Cosafa

Fotos: O País/CAF

A selecção nacional de futebol, os Mambas, inicia, esta terça-feira, os trabalhos de preparação para o torneio regional da Cosafa, que terá lugar em Durban, África do Sul.

Os Mambas, que começam a sua participação na Cosafa, nos quartos-de-final, em função da sua boa prestação na última edição, para além da sua boa posição no ranking da FIFA, defrontam o país anfitrião a 13 de Julho corrente.

Chiquinho Conde convocou 23 jogadores para esta empreitada, todos eles a actuarem internamente, ou seja, em clubes do Moçambola. Os mesmos juntaram-se, na noite de hoje, numa estância hoteleira para entrar em estágio de preparação.

Trata-se de três guarda-redes, oito defesas, sete médios e cinco avançados, que jogam nas cinco melhores equipas do Moçambola. A União Desportiva do Songo é a que mais jogadores cede aos Mambas, nomeadamente, sete, seguida do Costa do Sol, com cinco, e da Black Bulls, com quatro jogadores. Os Ferroviários de Maputo e da Beira contribuem com três jogadores cada, enquanto o Ferroviário de Nampula coloca apenas um jogador na selecção nacional.

O seleccionador nacional espera que todos estejam em condições de iniciar a preparação a partir desta terça-feira, tendo em conta os locais onde cada um jogou no fim-de-semana.

Os jogadores da União Desportiva de Songo jogaram em casa, diante do Matchedje de Mocuba, e chegaram a Maputo ainda hoje, o mesmo que aconteceu com os jogadores dos Ferroviários da Beira e de Nampula, que jogaram no “Caldeirão” de Chiveve, na cidade da Beira.

Os atletas do Ferroviário de Maputo, Black Bulls e Costa do Sol não tiveram necessidade de viajar, uma vez que as suas equipas jogaram em Maputo e Matola, respectivamente.

A equipa técnica dos Mambas já começou a avaliar o seu adversário, através de um dos seus membros, que acompanhou a convocatória e o estágio de cada um dos atletas. “Estamos a observar a África do Sul e vamos encontrar os seus pontos fracos. Vamos transmitir essa informação aos jogadores, para que possam trabalhar a conhecer o adversário”, realçou o seleccionador nacional.

Por isso mesmo, a palavra de ordem é a vitória, até mesmo para contrariar o favoritismo e o histórico de resultados, que dá vantagem à África do Sul. “Obviamente, o historial não é favorável para nós, mas não podemos colocar todo o passado como parte negativa do que queremos para o futuro. Só nós temos a possibilidade de inverter este paradigma, e vamos fazer de tudo para que isso aconteça”, disse Chiquinho Conde, durante a conferência de imprensa, realizada na passada sexta-feira, na sede da Federação Moçambicana de Futebol.

Conde vincou, ainda, que “vamos encarar o adversário com realismo e disfrutar de uma belíssima partida de futebol”.

Os Mambas vão realizar cerca de oito sessões de treinos em solo pátrio, antes de se deslocar a Durban a 11 de Julho, para o jogo do dia 13.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos