O País – A verdade como notícia

Mambas: hora de mostrar raça e superar adversidades!

Fotos: FMF

A selecção nacional de futebol defronta, amanhã, às 21h00 de Maputo, o Senegal em desafio da 3ª jornada do grupo L de qualificação para o CAN Costa do Marfim 2024. À entrada desta ronda, os Mambas ocupam a 2ª posição com quatro pontos, num grupo liderado pelos “Leões de Teranga”, com seis.

Contrariar as estatísticas que dão vantagem aos campeões africanos – venceram cinco dos sete jogos com os Mambas e empataram dois – e aguentar a enorme carga de pressão no “infernal” que se advinha no Estádio Abdoulaye Wade são elementos essenciais para os Mambas saírem de Dakar, Senegal, com um resultado positivo.

Aliás, os dados apontam para mais de 50 mil espectadores que estarão a apoiar a equipa da casa.

É preciso que, hoje, o combinado nacional seja uma equipa coesa, com ideias claras e precisas, optimizando as suas saídas para o ataque e abrindo espaços num conjunto que vai, seguramente, instalar-se no último reduto do seu adversário.

A jogar em casa, o Senegal vai entrar a pressionar para, desde logo, resolver o jogo. Aos Mambas recomenda-se que sejam solidários e seguros a defender. Ademais, a selecção nacional deverá anular as unidades mais influentes do Senegal, sobretudo o avançado e capitão Sadio Mané.

Com o Senegal, prevê-se, a assumir as despesas e rédeas de jogo, os Mambas podem em contra golpe surpreender os donos da casa. Os homens de ataque a serem escalados pelo seleccionador nacional devem ser mais lestos, movimentando-se com rapidez e abrindo espaços para gizar à baliza contrária. Os Mambas partem para este desafio com duas baixas de vulto, nomeadamente Reinildo Mandava, jogador que se lesionou no embate entre o Atlético Madrid.

ARBITRAGEM DA LÍBIA

O jogo entre as selecções nacionais de Senegal e de Moçambique será por um quarteto de arbitragem da Líbia, que será chefiado por Mutaz Ibrahim (árbitro principal) tendo como auxiliares Attia Amsaad e Wahed Al Jahawe. Abdulrazg Ahmed foi indicado como quarto árbitro.

Já o segundo embate, na terça-feira, 28 de Março, terá como arbitragem um quarteto do Marrocos constituído por Jalal Jayed (árbitro principal) que será auxiliado por Yahya Nouali e Abdessamad Abertoune. Por sua vez, Adil Zourak foi nomeado pela Confederação Africana de Futebol como quarto árbitro.

O PALCO DO JOGO

O duelo Senegal vs Moçambique realiza-se no Estádio Olímpico de Diamniadio, formalmente conhecido como Estádio Abdoulaye Wade. Trata-se de um estádio multiúso localizado em Diamniadio, distrito de Dakar, capital do Senegal. Inaugurado oficialmente a 22 de Fevereiro de 2022, o recinto desportivo é utilizado principalmente para competições de futebol, rugby e atletismo e conta com capacidade máxima para 50 000 espectadores. O estádio foi construído para acolher as cerimónias de abertura e de encerramento, bem como as competições de futebol, rugby e atletismo dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2026.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos